Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer molho verde e com quais alimentos esse complemento saudável combina
Guia Culinário 15/04/2020

Como fazer molho verde e com quais alimentos esse complemento saudável combina

Para dar mais sabor a sanduíches, saladas e diferentes receitas que preparamos no dia a dia, faz todo o sentido apostar no preparo de um molho. Existem versões de diferentes cores (feitos com ingredientes e especiarias distintos). O molho verde, em especial, costuma ser preparado com ervas e iogurte – uma combinação nutritiva e bem simples de fazer. Quer aprender a fazer molho verde? Nós preparamos uma matéria com o modo de preparo e uma lista de alimentos que mais combinam com esse complemento. Confira!

Como fazer molho verde caseiro?

A primeira coisa que você precisa fazer é selecionar todos os ingredientes que pretende usar no preparo do molho. Algumas pessoas optam por usar abacate, por exemplo, outras utilizam ervas finas, limão e por aí vai – que também depende da finalidade do molho. Aqui, nós separamos uma receita feita à base de iogurte (ingrediente rico em cálcio, potássio, vitaminas A e do complexo B) que fica deliciosa.

Você vai precisar de:

– 1 iogurte desnatado Taeq

– 1 xícara de cheiro-verde

– ½ limão espremido

– 3 dentes de alho

– 2 colheres de sopa de azeite

– Pimenta-do-reino e sal a gosto

Modo de preparo

Para preparar, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater durante alguns minutos – assim, você cria um molho bem homogêneo. O ideal é deixar para colocar por último o azeite e o cheiro-verde. Além disso, outra sugestão é adicionar ½ abacate pequeno para deixar o molho em um tom de verde mais vibrante e mais saboroso – fica por sua conta!

Quais alimentos combinam com molho verde?

Existem diversas receitas que podem ser combinadas com o molho verde – desde saladas até bolinhos caseiros que ficam deliciosos com esse complemento. Dá uma olhada nas dicas que separamos para usar o molho no dia a dia:

Saladas

Prepare uma salada com vegetais folhosos (alface, rúcula, agrião, couve e espinafre), adicione manga picada (ou alguma outra fruta de sua preferência) e, para dar o toque final, jogue o molho verde por cima. A boa notícia é que você pode montar diferentes tipos de saladas (com torradinhas, legumes, verduras, sementes e oleaginosas) que combinam com o molho.

Sanduíches

O molho verde costuma combinar superbem com sanduíches, sabia? Você pode preparar hambúrguer caseiro, bauru (feito com carne, queijo e tomate) ou até sanduíches vegetarianos (feitos com cogumelos e carne de soja, por exemplo) e, depois, usar o molho verde para incrementar. Essa é uma alternativa mais saudável para incrementar o alimento (em vez de usar ketchup industrializado, por exemplo).

Carnes

Que tal servir a carne do churrasco com um molho verde especial? Basta deixar o acompanhamento pronto em uma vasilha e, na hora de comer, cada um coloca um pouco do molho em cima da carne. Fica uma delícia! Esse complemento também combina com frango, peixe e carne vegetal, dando mais sabor às diferentes receitas.

Bolinhos

Na hora de servir bolinhos de arroz, bacalhau e outras opções, a nossa dica é também dar uma chance para o molho verde. Ele funciona como ótimo acompanhamento, é bem nutritivo (rico em antioxidantes, vitaminas e minerais) e é bem simples de fazer.