Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 13/12/2019

Como fazer meu filho comer arroz e feijão? Veja dicas para resolver o problema

Nem sempre é fácil convencer seu filho a comer de forma saudável, né? Principalmente quando se trata de legumes, verduras e vegetais. O problema, no entanto, é quando a criança nega até mesmo o clássico arroz e feijão (bê-a-bá da culinária brasileira).

Para te ajudar a manter a alimentação do seu filho saudável e nutritiva, nós conversamos com a nutricionista Luciana Novaes, especializada em saúde infantil. Ela deu ótimas dicas para estimular as crianças a comer a combinação de arroz e feijão no dia a dia. Confira!

Tente ser criativo na hora de montar o prato

Buscar formas criativas de montar o prato é uma boa estratégia para incentivar o seu filho a comer bem. De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, existem diferentes formas de fazer isso:

“Como a criança se estimula muito pelo visual, uma boa opção é servir o prato de forma diferente, ao menos em alguns dias, para mudar a percepção que ela tem dos alimentos. Você pode, por exemplo, colocar o arroz em um potinho para moldar em uma forma redonda ou quadrada”, recomenda Luciana.

“Outra medida para estimular o consumo é chamar a atenção para as cores. Utilizar corantes naturais como urucum ou açafrão, ou legumes e verduras como o espinafre ou a cenoura, ajuda a deixar o prato mais nutritivo e colorido. Colocar molho de tomate caseiro no feijão também é uma boa dica para deixá-lo com mais sabor e também mais cremoso”, complementa.

Já pensou em preparar bolinhos assados e outras receitas com arroz e feijão?

Além de preparar arroz com feijão de forma tradicional, você já pensou em investir em receitas diferentes? De acordo com a nutricionista, buscar diferentes modos de preparo é uma ótima solução para estimular o paladar infantil. “Feijão e arroz também podem entrar em diferentes preparações. Utilize-os em massas para fazer bolinhos assados (salgados ou doces) e até junto com ovos, para fazer omeletes, por exemplo. O feijão, por ser muito versátil, pode ser misturado aos legumes cozidos e servido como salada”, explica a profissional.

Caso necessário, pense em substituir o arroz com feijão por alimentos de valor nutricional semelhante

Você sabia que (quase) sempre é possível substituir um alimento por outro de valor nutricional semelhante? O arroz e o feijão, por exemplo, podem ser trocados por vegetais e leguminosas (fontes de carboidratos, vitaminas e minerais indispensáveis) que garantem muitos benefícios à saúde. A nutricionista Luciana recomenda ótimos substitutos:

“Se a criança está enjoando do arroz com feijão, ou nunca comeu essa dupla com muita vontade, é possível realizar uma troca por outros alimentos de igual valor nutricional. As substituições mais adequadas são para arroz são batata, inhame, mandioca e macarrão. Já para feijão temos ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e feijões de outros tipos e cores. Substituindo o arroz e o feijão de forma correta não há problema algum para a saúde da criança”, finaliza Luciana.