Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/02/2021

Como fazer leite de amendoim, bebida vegetal rica em gorduras boas

Muito indicado para o controle da pressão arterial, o leite de amendoim é uma opção nutritiva, livre de lactose e relativamente simples de preparar. O amendoim, para quem não sabe, é um tipo de leguminosa rica em fibras, proteínas e ácidos graxos que são indispensáveis para a saúde do coração. Além disso, é rico em gorduras boas, que ajudam o intestino a funcionar bem. Por isso, inclusive, ele rende um tipo de leite vegetal altamente benéfico para a saúde, que pode ser muito útil na dieta de quem é intolerante à lactose. Para que você se anime a incluir essa bebida no seu dia a dia, nós preparamos uma matéria ensinando como fazer leite de amendoim de forma simples. Confira!

Afinal, como fazer leite de amendoim?

A primeira dica para preparar um leite de amendoim nutritivo é atentar para a qualidade dos ingredientes – o ideal, por exemplo, é usar um tipo de amendoim fresco, cru e sem casca para que a receita dê certo e fique nutritiva. Confira o passo a passo que separamos:

Ingredientes

– 1 ½ xícara de amendoim cru (preferencialmente sem pele)

– 3 litros de água filtrada

Para preparar, deixe os amendoins de molho com 1 litro de água filtrada em uma bacia por 12 horas. Depois, escoa a água e enxágue levemente os grãos, deixando-os em um escorredor. Transfira os amendoins para uma panela, preencha com 1 litro de água e deixe no fogo médio até ferver. Quando começar a borbulhar, marque mais 5 minutos e apague o fogo. Em seguida, escoe a água novamente, transfira os grãos para o liquidificador e adicione mais 1 litro de água nova. Bata por pelo menos 3 minutos (até que a mistura fique consistente) e, então, coe em uma peneira bem fina para retirar o leite. O ideal é que você mantenha a bebida na geladeira e a consuma em até uma semana, se possível.

Como consumir o leite de amendoim no dia a dia?

Você pode usar o leite de amendoim no preparo de vitaminas, shakes, smoothies ou até mesmo de bolos e cookies sem lactose no dia a dia. A melhor parte desse tipo de bebida vegetal é que, além de versátil, ela tende a ser ainda mais nutritiva por ser um produto caseiro. Vale a pena experimentar!

Quais são os principais benefícios do leite de amendoim?

O grande diferencial do leite de amendoim é que ele ajuda diretamente na saúde do coração, pois auxilia no controle do colesterol e da pressão arterial. Fonte de gorduras boas (ácidos graxos monoinsaturados), magnésio, potássio, vitamina E, fibras e outros nutrientes importantes para o organismo, essa bebida pode ser incluída em diferentes refeições – tanto no café da manhã quanto no lanche da tarde, por exemplo.