Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer farofa de banana para servir de acompanhamento
Guia Culinário 09/09/2021

Como fazer farofa de banana para servir de acompanhamento

Ótima para acompanhar moquecas, receitas com peixes ou frutos do mar, a farofa de banana é uma guarnição mais leve, nutritiva e bem saborosa para incluir no cardápio. Ela é um pouco mais adocicada e pode ser incrementada com diferentes ingredientes e temperos – alho, cebola, cenoura, tomate, pimentão e por aí vai.

Outro ponto interessante é que você pode usar diferentes tipos de banana no preparo. – seja nanica, prata ou da terra, por exemplo. Aqui, nós separamos uma receita simples que também pode ser incluída em refeições vegetarianas. Aprenda já como fazer uma farofa de banana dos deuses!

Receita de farofa de banana

Para preparar uma farofa com banana bem temperadinha, é muito importante recorrer a determinados ingredientes – alho e cebola, em especial, são indispensáveis! Para dar um gostinho especial e torrar mais a farinha de mandioca, também é importante usar um pouco de manteiga sem sal – mas, caso você queira deixar o prato mais saudável, uma boa alternativa é recorrer à ghee (tipo de manteiga mais rica em gorduras boas). Confira abaixo o nosso passo a passo para não errar:

Ingredientes

– Azeite Taeq

– 1 cebola média Taeq picada em cubos

– 6 dentes de alho Taeq picados

– 1 pimenta dedo-de-moça picada

– ½ cenoura Taeq ralada

– 2 bananas prata orgânicas Taeq cortadas em tamanhos médios

– 2 colheres de sopa de ghee (ou manteiga sem sal)

– 2 xícaras de farinha de mandioca

– Sal a gosto

– Pimenta-do-reino moída a gosto

– Cebolinha orgânica Taeq picada a gosto

Em uma frigideira larga, coloque um pouco de azeite, junte a cebola picada em cubos e deixe refogar por uns minutos. Em seguida, junte o alho, a pimenta dedo-de-moça e refogue mais um pouco. Adicione a cenoura, misture por uns minutos e transfira todos os ingredientes para um dos lados da frigideira.

Na outra metade da frigideira, despeje as bananas picadas. Para que elas não desmanchem, é importante que não estejam tão pequenas, ok? Adicione as 2 colher de ghee, deixe as bananas dourarem de um lado e depois as vire.

Comece a incorporar bem todos os ingredientes, mexendo com uma colher de pau e, então, junte a farinha de mandioca. Adicione sal, pimenta-do-reino moída a gosto e mexa no fogo baixo/médio, até que a farinha fique bem torrada.

No final, basta adicionar a cebolinha picada e prontinho! Para garantir que a farofa está boa (certa na textura e na quantidade de temperos) não esqueça de experimentar, ok?

Produtos relacionados