Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer creme de leite caseiro e evitar o industrializado
Guia Culinário 10/07/2020

Como fazer creme de leite caseiro e evitar o industrializado

Muito usado no preparo de molhos para carnes ou massas, caldas e diferentes sobremesas (como mousses e pudins), o creme de leite é um ingrediente que não pode faltar na cozinha. Mas você já pensou em preparar uma versão mais saudável (caseira) em vez de usar sempre a industrializada? Muita gente não sabe, mas existe uma forma simples de fazer creme de leite em casa. Para te ajudar, nós separamos duas receitas do ingrediente – basta optar pela que preferir. Confira!

Como preparar creme de leite caseiro?

Para preparar creme de leite caseiro, você precisa de poucos ingredientes, sabia? Além disso, em vez de seguir uma receita comum, uma alternativa interessante é preparar uma versão light do ingrediente – que pode ser feita à base de ricota (que, ao contrário do que muitos pensam, não é um tipo de queijo). Assim, você pode fazer pratos mais saudáveis no dia a dia (inclusive opções salgadas).

Vale destacar que o ideal é preparar a quantidade exata de creme de leite que você pretende usar no momento – assim, o ingrediente sempre estará fresco. No entanto, caso sobre, basta armazenar o creme em um pote de vidro fechado na geladeira.

Creme de leite caseiro comum

Ingredientes

– ½ litro de leite desnatado

– 2 colheres de sopa de amido de milho

– 2 colheres de sopa de manteiga light

Para preparar, você deve colocar o leite e o amido de milho em uma panela e levar ao fogo médio até que a mistura vire um mingau (mexendo bem sempre). Depois, deixe a solução esfriar na geladeira por cerca de 10 minutos. Para finalizar o preparo, coloque tudo em um liquidificador, acrescente a manteiga e bata bem. O resultado é um creme de leite caseiro que você pode usar em diferentes receitas – desde molhos para massas até às mais variadas sobremesas. Apenas lembre-se de deixar o ingrediente sempre conservado na geladeira, ok?

Creme de leite caseiro light

Ingredientes

– 500 g de ricota esfarelada

– 250 ml de leite desnatado

– 1 ½ colher de sopa de leite em pó

Para preparar o creme de leite light, basta colocar todos os ingredientes no liquidificador e bater até que a consistência da mistura fique bem cremosa. Também é importante garantir que a ricota fique completamente dissolvida no leite – ou seja, bata mais vezes, se necessário. Por fim, utilize o creme de leite na receita que estiver preparando e, se necessário, reserve o resto em um pote de vidro na geladeira.