Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer chá de limão com alho e quais as vantagens dessa infusão
Guia Culinário 11/01/2021

Como fazer chá de limão com alho e quais as vantagens dessa infusão

Que tal experimentar diferentes combinações de ervas, caules, frutas e especiarias para preparar chás medicinais variados e mais terapêuticos? O chá de limão com alho, por exemplo, é um dos mais benéficos quando se trata de fortalecer a imunidade e atuar contra focos de inflamação no organismo. Rica em antioxidantes e vitaminas, essa bebida é altamente nutritiva e bem simples de preparar. Para saber mais, é só continuar lendo!

Como fazer chá de limão com alho?

Para preparar um chá de limão e alho bem saboroso e terapêutico para o organismo, a nossa dica é usar sempre ingredientes frescos e consumir logo em seguida, para usufruir ao máximo de todas as propriedades da bebida. Para quem quer acrescentar mais sabor e aumentar ainda mais a imunidade, uma boa sugestão é adicionar um pouco de gengibre (raiz termogênica) à receita.

Ingredientes

– 250 ml de água

– 3 dentes de alho

– ½ limão

– 1 pedaço de gengibre (opcional)

– Mel a gosto para adoçar (opcional)

Para começar, amasse os alhos e reserve. Leve a água para ferver junto com o alho amassado e o gengibre (opcional) em uma panela. Quando começar a ferver, apague o fogo, adicione o sumo de ½ limão, tampe o recipiente e reserve por 3 minutos. Depois, sirva o chá na xícara e adoce com um pouco de mel se desejar. Prontinho!

Quais são os principais benefícios do chá de limão com alho?

Por ter um alto teor de vitaminas e substâncias medicinais, o chá de limão com alho pode trazer uma série de benefícios para o organismo – auxiliando tanto na saúde do sistema imunológico quanto no digestivo, cardiovascular e respiratório. Confira as principais vantagens dessa bebida:

1. Chá é fonte de vitamina C e compostos antioxidantes

Um dos principais benefícios do chá de limão com alho é fornecer nutrientes que ajudam a turbinar a imunidade e auxiliar na saúde da pele. Ambos os ingredientes fornecem vitamina C e agentes antioxidantes que combatem os radicais livres (prevenindo o envelhecimento precoce) e melhoram o sistema de defesa do corpo.

2. Faz bem para a saúde do sistema respiratório

Você sabia que o chá de limão e alho também ajuda a combater doenças respiratórias e melhora o funcionamento dos pulmões? Isso porque a bebida tem propriedades expectorantes, antioxidantes, analgésicas e antissépticas – ou seja, ajuda a combater sintomas de gripes, resfriados e previne possíveis inflamações nas vias respiratórias.

3. Tem ação desintoxicante e anti-inflamatória

Enquanto o limão se destaca por ser um ingrediente detox – isto é, ajuda a limpar o organismo e auxilia na digestão -, o alho é conhecido por ser rico em substâncias anti-inflamatórias. A combinação dos dois ingredientes, além de bem nutritiva, pode servir para desinchar o corpo e melhorar o funcionamento do metabolismo.

4. Ajuda no controle do colesterol e na saúde do coração

O alho também é conhecido por ser um grande aliado do coração, sabia? Isso porque ele é fonte de alicina (um tipo de molécula) que tem ação antibacteriana e ajuda a controlar o colesterol. A infusão do alho com limão, em especial, é ótima para a circulação sanguínea e para a saúde do coração como um todo.

5. Auxilia na digestão e previne problemas gástricos

Além de ter um alto teor de vitamina C (nutriente que ajuda na absorção do ferro), o chá de limão com alho pode ajudar bastante na digestão e no combate a inflamações no estômago. A alicina presente no alho, em especial, tem ação antibiótica e analgésica, ajudando a combater bactérias que possam causar a sensação de queimação no estômago.