Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer cebola caramelizada sem açúcar: 3 versões da receita
Guia Culinário 29/09/2021

Como fazer cebola caramelizada sem açúcar: 3 versões da receita

Ótima para incrementar pratos com carne, frango, sanduíches, refogados e saladas, a cebola caramelizada é bastante usada na culinária brasileira. No entanto, a versão tradicional da receita de cebola caramelizada é feita geralmente com açúcar – ingrediente que deve ser evitado por quem tem diabetes ou segue uma dieta para perder peso, por exemplo.

Mas você sabia que tem como fazer cebola caramelizada sem açúcar, com ingredientes mais nutritivos? Isso mesmo! É possível caramelizar cebola apenas na água ou então recorrer a ingredientes como mel ou melado de cana, que emprestam o sabor adocicado. Aqui, nós separamos 3 receitas de cebola caramelizada fit que ficam de dar água na boca. Vale a pena conferir!

Cebola caramelizada: como fazer 3 versões sem açúcar

Para fazer uma cebola caramelizada bem saborosa, a principal dica é cortá-la em pedaços maiores (não tão finos) e ficar atento ao tempo de cozimento. Geralmente, a cebola é refogada na manteiga. Mas, se o objetivo é apostar em alternativas mais saudáveis, a nossa sugestão é utilizar azeite ou um pouco de manteiga ghee (um tipo de manteiga clarificada mais nutritiva). Confira as sugestões de como fazer cebola caramelizada que separamos:

1. Receita de cebola caramelizada simples

Essa versão clássica, sem açúcar, é utilizada por muitos chefs para incrementar hambúrgueres e diferentes pratos. Aqui, a caramelização ocorre por conta dos açúcares naturais presentes na cebola (e não pela adição de açúcar refinado ou mascavo, por exemplo). Por isso, o processo de preparo costuma ser mais demorado, o que demanda mais paciência – apenas lembre-se de não deixar o fogo muito alto para não queimar antes de caramelizar cebola, ok?

Ingredientes

– 1 cebola média Taeq

– 2 colheres de sopa de azeite Taeq

– ½ colher de sopa de manteiga ghee

Para começar, você deve cortar a cebola em rodelas médias – caso você corte pedaços muito finos, eles tendem a queimar mais rapidamente.

Em uma frigideira antiaderente, coloque o azeite, a manteiga ghee e espere derreter. É importante que você mantenha o fogo baixo, ok? Junte a cebola e siga misturando por cerca de 30 minutos – durante esse tempo, a cebola vai ficando mole (perdendo seu líquido) e adquire uma cor castanha. Prontinho!

2. Cebola caramelizada com mel

Que tal fazer uma receita de cebola caramelizada com mel? Essa versão fica bem docinha e com uma espécie de molho, que fica excelente em sanduíches. A melhor parte é que o mel é um ingrediente anti-inflamatório, rico em compostos antioxidantes. Ou seja, uma alternativa mais saudável para cozinhar no dia a dia.

Ingredientes

– 1 cebola média Taeq

– 3 colheres de sopa de azeite Taeq

– 1 colher de sopa de mel

Primeiro, corte a cebola em rodelas grandes/médias e reserve. Em uma frigideira, coloque o azeite e o deixe esquentar um pouco.

Junte a cebola e siga mexendo em fogo baixo por uns 20 minutos. Quando ela estiver bem molinha e mais dourada, junte o mel e mexa mais por mais alguns minutos (até que o mel comece a borbulhar). Apague o fogo e sirva da maneira que preferir.

Obs.: em vez de utilizar mel na receita, você pode recorrer ao melado de cana – ingrediente que surte efeito semelhante no preparo.

3. Cebola caramelizada com shoyu

Para deixar a cebola caramelizada um pouco mais salgada e bem saborosa, uma dica interessante é usar o molho shoyu em seu preparo. Vale destacar, no entanto, que esse ingrediente tem um teor muito alto de sódio e, por isso, deve ser utilizado de forma moderada. Para que a receita fique mais saudável, a nossa dica é dar preferência para o molho shoyu light, que tem menos sódio e é mais nutritivo.

Ingredientes

– 1 cebola média Taeq

– 2 colheres de sopa de azeite Taeq

– 150 ml de água

– 1 colher de sopa de molho shoyu light

Corte a cebola em fatias mais grossas e reserve. Esquente o azeite em uma frigideira antiaderente e, então, junte a cebola. Misture por alguns minutos, até que ela fique mais amolecida e grudando no fundo da panela.

Adicione a água, mexa por mais uns 15 minutos (para que a cebola caramelize bem) e, então, junte o molho shoyu. Mexa por mais uns 5 minutos e prontinho! O resultado fica um mix de salgado com doce bem interessante. Vale a pena experimentar!