Como fazer carne de porco? Aprenda a prepará-la de forma saudável

Para fazer carne de porco de forma saudável, uma boa dica é verificar a procedência do alimento e servi-lo com batatas e cebolas assadas
Para fazer carne de porco de forma saudável, uma boa dica é verificar a procedência do alimento e servi-lo com batatas e cebolas assadas
Carolina Baliere

Consultor:

Carolina Baliere

Formada em Nutrição pelo Instituto Metodista Bennett, é pós-graduada em Nutrição Clínica pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria

Para evitar a contaminação de cisticercose no organismo - doença normalmente atribuída à carne de porco e causada pela ingestão dos ovos de microrganismos presentes no alimento - algumas pessoas preferem excluir a carne suína da alimentação. No entanto, ela pode ser um alimento muito benéfico para a saúde quando preparada de forma saudável. Possui vitaminas do complexo B, sais minerais como ferro e selênio e uma boa quantidade de proteínas em sua composição! Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere que esclareceu qual é a forma apropriada de preparar carne de porco e como o alimento deve fazer parte da nossa dieta. Dá uma olhada na matéria!

Antes de preparar carne de porco, lembre-se de verificar a procedência do alimento

Para consumir a carne de porco com segurança, uma dica importante é verificar os parâmetros de segurança higiene do alimento, que indicam a sua procedência e garantem a qualidade do produto. De acordo com a nutricionista, "nós devemos analisar se a carne de porco irá garantir a qualidade e origem da carne adquirida, pois dependendo da procedência pode aumentar a contaminação e transmissão de cisticercose. Para isso, é recomendável adquirir carnes provenientes de abatedouros fiscalizados pela vigilância sanitária para que não haja dúvidas e tenha segurança", explica Carolina Baliere.

A nutricionista também alerta sobre o consumo excessivo de embutidos e de carnes que, assim como a carne de porco, apresentam um alto teor de gorduras saturadas e aditivos químicos (como os realçadores de sabor), que podem aumentar as chances de problemas no coração e prejudicar a saúde de hipertensos.

Mesmo assim, vale ressaltar que a carne de porco é fonte de nutrientes importantes para o nosso dia a dia e contém aminoácidos essenciais como a leucina e a valina, em proporções maiores do que a carne vermelha, por exemplo.

Mas afinal, como preparar carne de porco de forma saudável?

Segundo a especialista, a carne de porco requer alguns cuidados na hora do preparo. É importante se atentar à parte mais indicada para consumo - indicada como o lombo de porco devido a menor quantidade de gorduras saturadas - e, mesmo assim, remover todo o excesso de gordura da carne.

Além disso, você também deve prestar atenção na temperatura de cozimento. Assim é possível garantir que todos os microrganismos sejam eliminados no momento do preparo e prevenir a contaminação de cisticercose. Para fazer isso, cozinhe em temperaturas superiores a 60°C, deixe a carne suína adquirir a cor rosada e, depois, aguarde alguns minutos para que o alimento possa descansar antes de servir.

Você pode prepará-la grelhada ou ensopada e, até mesmo, fazer um delicioso lombo de porco assado, variando nos acompanhamentos que mais combinam com a carne suína como cebolas assadas, rodelas de batatas e purê de ervilha. Essa é uma boa forma de conservar a suculência do alimento e deixá-lo ainda mais saudável e saboroso para incluir na dieta.

Mas, atenção! Apesar dos seus benefícios, a carne de porco não deve ser consumida em excesso! Ela possui um efeito remoso no organismo, que pode causar alergias e infecções na pele, principalmente depois de processos pós-operatórios e em pessoas que passaram por algum procedimento estético recente.

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