Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer caldo de lentilha, receita rica em ferro
Guia Culinário 05/03/2021

Como fazer caldo de lentilha, receita rica em ferro

Pertencente ao grupo das leguminosas, a lentilha se destaca por ser rica em proteína, ferro, potássio, fibras e diferentes vitaminas indispensáveis para o organismo. Além de ser bem nutritiva, muito indicada para a dieta de veganos e vegetarianos, ela também é bastante versátil na cozinha – rende receitas de saladas, risotos, ensopados e caldos bem saborosos. É possível, por exemplo, incrementar a leguminosa com outros vegetais (legumes, verduras etc.) e diferentes temperos, compondo uma receita bem colorida e ainda mais saudável. Aqui, nós separamos dicas de como fazer caldo de lentilha – uma opção mais leve e nutritiva para a janta. Confira!

Receita de caldo de lentilha para incluir no cardápio

Para fazer um caldo de lentilha mais simples, a nossa sugestão é cozinhar apenas a leguminosa com temperos (alho, cebola, sal, pimenta) e cenoura picada – ingrediente rico em betacaroteno e fibras, que concede mais cor e sabor ao prato. Vale destacar, ainda assim, que você sempre pode optar por adicionar outros legumes e verduras à receita. A couve picada, por exemplo, também é nutritiva e combina com diferentes receitas de caldos. Nesse caso, basta cozinhar primeiro a lentilha (preferencialmente na panela de pressão, para agilizar o processo) e, depois, adicionar a folha picada. Não tem erro!

Ingredientes

– 1 xícara de lentilha

– 1 cebola pequena ou média picada

– 3 dentes de alho amassados

– Azeite

– 1 cenoura média cortada em cubos ou rodelas

– Sal e pimenta-do-reino moída a gosto

– 1 litro de água

– Cheiro-verde fresco picado

– 1 maço de couve picada (opcional)

Em uma panela de pressão, coloque um pouco de azeite e junte a cebola já picada. Deixe cozinhar por uns minutos, até que ela comece a ficar transparente. Em seguida, acrescente o alho amassado e refogue por mais 1 minuto, mexendo sempre com uma colher de pau. Em seguida, adicione a cenoura picada e refogue por outro minuto. Despeje a água por cima, misture um pouco e, então, acrescente a lentilha já lavada.

Adicione sal e pimenta-do-reino moída a gosto, mexa mais um pouco, tampe a panela e deixe pegar pressão. Quando começar a chiar, marque 15 minutos. Depois, basta destampar, adicionar cheiro-verde picado e, se desejar, incrementar com a couve picada. Prontinho! Sirva o caldo de lentilha com torradas ou pães que fica ainda mais completo.

Obs.: É importante destacar que a lentilha, assim como as outras leguminosas, precisa ficar de molho por cerca de 8 horas antes do preparo. Esse processo é importante para eliminar os antinutrientes presentes no alimento. Para isso, após deixá-la de molho, basta descartar a água e partir para o cozimento.