Como fazer bacalhau? Veja 5 dicas para deixar esse peixe saudável e saboroso

O bacalhau é um tipo de peixe saboroso e saudável para servir em almoços e jantares. Porém, é preciso estar atento à preparação
O bacalhau é um tipo de peixe saboroso e saudável para servir em almoços e jantares. Porém, é preciso estar atento à preparação
Daniella Chein

Consultor:

Daniella Chein

Formada em Nutrição Clínica pelo Centro Universitário Bennett, atualmente atua como coach e faz acompanhamento nutricional à distância

Presente na ceia natalina e em tantas outras comemorações especiais ao longo do ano, o bacalhau é um dos pratos mais tradicionais da culinária brasileira. Porém, você sabe como prepara-lo? Por ser um tipo de peixe extremamente versátil, ele pode ser feito das mais variadas formas, porém, são sempre necessários alguns cuidados extras para deixa-lo saboroso e mais nutritivo. Veja boas dicas para cozinhar o seu bacalhau e degustar no almoço em família ou em um jantar saudável.

Normalmente, a grande preocupação de quem vai cozinhar o bacalhau é conseguir dessalgá-lo corretamente. Depois, chegar ao ponto certo e, por fim, combinar bons ingredientes à receita. Porém, embora pareça um prato robusto e cheio de detalhes, prepara-lo pode ser uma tarefa mais simples. Segundo a nutricionista Daniella Chein, o segredo do bacalhau é a lavagem correta, que antecede o preparo do prato:

"O primeiro passo para dessalgar o bacalhau é a lavagem das postas em água corrente para retirar esse excesso do sal. Depois, deixe imerso em água fria e pode trocar sempre que notar a água mais esbranquiçada. Ou a cada seis horas, se for em lascas, mas o ideal é a cada três horas trocar a água do peixe para garantir que não fique salgado", indica a profissional.

Como dessalgar o bacalhau mais rapidamente?

Deixou para fazer o bacalhau em cima da hora? Calma. A nutricionista deixa uma dica especial para quem se enrolou com o planejamento e precisa resolver o prato às pressas:

"Lave bem o bacalhau em água fria corrente, depois ferva com bastante água, e vá trocando a água sempre que levantar fervura, aguarde uns minutos e troque. Na verdade, você vai dessalgar o bacalhau em água fervente. Mas, esse método não é o ideal, pois pode ressecar o peixe, procure se organizar e fazer da maneira correta", explica Daniella.

5 dicas para preparar o bacalhau saudável e suculento

1 - Não se esqueça de remover a pele do peixe: Para os iniciantes na culinária, antes de preparar o bacalhau é importante remover toda a pele. Ela sai facilmente depois do cozimento, basta achar uma pontinha e puxá-la. É possível que ela saia inteira e por completo.

2 - Tempere o bacalhau com certa antecedência: Para que o peixe tenha um sabor apurado, é importante deixá-lo temperado com azeite e ervas, ou em outro tempero, pelo menos duas horas antes de preparar e montá-lo para servir.

3 - Retire o que conseguir das espinhas: Antes de dessalgar o bacalhau, retire as espinhas contidas e, se for desfiar, esse é o momento ideal. Assim, você e seus convidados poderão consumir sem muitas preocupações.

4 - A última água do bacalhau pode ser usada para outros cozimentos: O arroz ou a batata, por exemplo, podem ser cozidos nessa água, dando um toque especial ao prato e diminuindo até a quantidade de sal que seria adicionada à preparação.

5 - Sobrou? Dá para congelar: Após ser dessalgado, o peixe pode ser levado em potes tampados no freezer e guardados por até 90 dias. Não se esqueça de identificar o pote com a data de validade do alimento.

Receitas saudáveis: 3 opções nutritivas para sua ceia

- Bacalhau com crosta de castanha do Pará e legumes orgânicos Taeq: Se você quer surpreender no preparo e arrancar elogios de toda a família, esse é o prato certo. Por ser uma refeição completa, com proteínas, minerais, vitaminas e livre de glúten, esse prato vai ajudar a garantir saciedade e evitar excessos nas comemorações de final de ano.

- Bacalhau ao forno com alho poró: Livre de colesterol e cheio de vitaminas, esse prato demanda apenas uma hora para o preparo, ou seja, é ideal para quem não tem muito tempo para se dedicar à cozinha no final de ano. Rico em vitamina C, essa receita vai ajudar a fortalecer o sistema imunológico e, por ser finalizado com algumas folhas de salsa, vai ajudar a favorecer o processo digestivo.

- Filé de bacalhau com ervas: Um prato saudável, refrescante e com pouquíssimas gorduras é perfeito para a ceia, não é mesmo? Após dessalgar o peixe, é só dourá-lo no azeite e temperá-lo com ervas, como tomilho, alecrim e manjericão e, para aumentar o valor nutricional e tornar o prato ainda mais bonito, acrescente alguns tomates cerejas para dar cor e sabor.

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