Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como fazer arroz integral: o guia definitivo
Guia Culinário 01/09/2021

Como fazer arroz integral: o guia definitivo

Apesar de estar cada vez mais presente nas refeições, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como fazer arroz integral. O alimento possui uma enorme qualidade nutricional, já que não passa pelo mesmo processo de industrialização do arroz branco, garantindo que nenhum nutriente se perca. Assim, o arroz integral traz inúmeros benefícios ao nosso corpo. Porém, sua fama de não ter muito gosto e ser um pouco duro faz com que muita gente tenha um pé atrás. A verdade é que existem algumas dicas de como fazer arroz integral soltinho e com sabor maravilhoso, trazendo um resultado final delicioso. Descubra aqui como deixar esse alimento bem solto, saboroso e até mesmo como fazer arroz integral na panela de pressão!

Como fazer arroz integral soltinho?

Uma das maiores reclamações de quem não gosta de arroz integral é que ele costuma ser mais duro que o branco. Mas não precisa ser assim! Existem algumas dicas de como fazer arroz integral soltinho que vão acabar com esse mito de que a versão integral é sempre mais dura. A primeira é deixar o arroz integral de molho antes de cozinhar. O ideal é que fique de 4h a 6h, mas só de deixar um tempinho já ajuda. Isso faz com que o alimento fique ainda mais nutritivo – pois facilita a absorção dos nutrientes presentes no grão – e agiliza o cozimento, de forma a deixar o arroz menos duro. Outra dica de como fazer arroz integral soltinho é não refogar. Como o arroz integral possui uma capa protetora, ele não vai absorver o tempero da mesma forma que o arroz branco – que não tem essa capa. Se você refogar o arroz integral, pode acabar fazendo com que o cozimento demore mais, aumentando as chances de ficar mais durinho.

Coloque o arroz integral por último na panela

Uma outra dica de como fazer arroz integral é deixar para colocar o alimento na panela depois dos outros ingredientes. Você deve primeiro refogar a cebola e o alho no azeite. Depois, adicione água e sal a gosto. Somente então coloque o arroz integral. Dessa forma, você faz com que o arroz integral consiga adquirir todo o sabor do tempero, garantindo um prato delicioso e soltinho.

Fique atento ao tempo de cozimento do arroz integral

Por conta da capa que envolve o grão de arroz integral, o tempo de cozimento costuma ser maior que o do arroz branco. Caso você tenha deixado o arroz de molho por um tempo, geralmente demora em torno de 20 minutos. Caso não tenha, o cozimento pode levar um pouco mais de tempo para terminar, até uns 40 minutos. Esperar o tempo ideal é uma dica fundamental de como fazer arroz integral soltinho e delicioso.

Prestar atenção na quantidade de água é uma dica de como fazer arroz integral não ficar empapado

Para evitar que o seu arroz integral fique empapado preste atenção na quantidade de água utilizada na receita. A proporção costuma ser de 2 xícaras de água para 1 xícara de arroz integral. O exagero na quantidade de água pode acabar deixando seu alimento bem empapado. Caso você tenha dúvidas, coloque uma quantidade menor no início e fique de olho durante o cozimento. Se perceber que ainda está duro, vá adicionando um pouquinho de água aos poucos.

Como fazer arroz integral na panela de pressão?

Existe uma outra ótima maneira de como fazer arroz integral: na panela de pressão. Esse é um jeito muito prático de preparar sua refeição de forma rápida e saborosa. Primeiro, refogue a cebola e o alho no azeite na panela de pressão. Depois, basta acrescentar água, sal a gosto e o arroz. Deixe a panela no fogo médio. Quando começar a chiar, abaixe o fogo e aguarde mais dez minutos. Após esse tempo, basta desligar e esperar a pressão sair. Pronto! Agora é só servir! Existem outras maneiras de como fazer arroz integral na panela de pressão variando a receita. Uma ideia é adicionar alguns legumes, como cenoura. Você terá um almoço ainda mais nutritivo!