Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 31/07/2021

Como é a culinária da região Norte? 9 pratos típicos bem saborosos e nutritivos

Já parou para pensar como é a culinária da região Norte? Rica em frutos supernutritivos e bem conhecidos pelo Brasil, dessa área é originário o açaí, o tucupi, o jambu… Não é novidade para ninguém que as refeições brasileiras são saborosas e incomparáveis, e conhecer receitas de diferentes estados no Brasil é ainda mais interessante. Descubra quais são as comidas típicas da região Norte para encaixá-las no cardápio!

1. Açaí é uma das comidas típicas da região Norte mais conhecidas no Brasil

Cultivado predominantemente na região amazônica, o açaí é uma fruta muito apreciada pelo Brasil afora por seus inúmeros benefícios. Na região do Norte, em estados como Amazonas e Pará, o alimento é acompanhado de peixes, camarão e/ou farinha de mandioca, ou como bebida.

2. Maniçoba é conhecida como feijoada paraense e faz uso de ingredientes locais, como mandioca brava

Já ouviu falar da famosa feijoada paraense? Para preparar maniçoba, o primeiro passo é cozinhar as folhas da mandioca brava por três dias, triturá-las e, depois, juntar aos pedaços de carne de porco e de boi. Arroz, farinha de mandioca e pimenta são ótimos acompanhamentos para o prato!

3. Tacacá é receita indígena que faz parte da culinária da região Norte

Prato da gastronomia indígena, o tacacá é consumido nos estados nortistas. O prato é feito com tucupi, líquido amarelado que é extraído da mandioca brava; goma de mandioca, camarão seco e jambu, uma erva típica da região. Além disso, você pode acrescentar temperos como chicória e mix de pimentas.

4. Pato no tucupi é preparado com jambu, folha bastante utilizada em molhos e saladas

Originário do estado do Pará, o pato no tucupi é uma receita com a cara da região Norte! Nesse prato, a carne de pato é preparada com um molho feito de tucupi e jambu. Arroz e farinha de mandioca podem ser usados como acompanhamento para o ensopado!

5. Pirarucu de casaca é feito com um dos peixes da Amazônia

Pirarucu é um dos peixes de água doce que são apreciados na culinária nortista. A receita de pirarucu aproveita bem o pescado com farinha de mandioca, banana da terra, leite de coco e um refogado de vegetais. Muito saboroso!

6. Doce de caju em calda é receita culinária da região Norte

Mais uma receita doce para a lista, o doce de caju em calda é uma opção bem prática e muito simples de se fazer. Você só vai precisar cozinhar o caju na água com açúcar demerara até que se forme uma calda levemente consistente. Com apenas dois ingredientes, você garante um prato bem docinho e nortista!

7. Gurijuba é peixe nativo do Amapá, frequentemente usado no preparo de hambúrgueres e filés

Há diversas maneiras de se preparar gurijuba, um peixe muito famoso no Amapá. O diferencial desse pescado é que ele pode ser utilizado para preparar hambúrgueres e filé, por exemplo. O gurijuba pode ser cozido na manteiga e consumido com farinha de mandioca ou pode ser feito ao alho e leite de coco.

8. Caruru paraense é um caldo da culinária nortista similar ao pirão de peixe

Curte pirão de peixe? Então você vai gostar desse prato! A receita de caruru paraense é uma mistura de camarões secos e inteiros junto com farinha de mandioca fina, quiabo, azeite de dendê, e tempero verde. Para aprimorar ainda mais o sabor desse prato que pode ser servido com arroz e, para quem gosta, mix de pimentas ou outros temperos naturais!

9. Mujica de peixe usa tambaqui, pescado encontrado em volume em Rondônia

Tambaqui é mais um dos tipos de peixe mais consumidos na região Norte, principalmente em Rondônia! A receita de mujica de peixe aproveita o pescado cozido um dia antes em um preparado com tambaqui desfiado, azeite, vegetais, farinha branca e pimenta!