Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Como cozinhar e temperar legumes no vapor
Guia Culinário 03/02/2022

Como cozinhar e temperar legumes no vapor

Legumes no vapor são acompanhamentos saudáveis para incluir no cardápio, pois é um tipo de preparo que aproveita ao máximo os nutrientes dos alimentos. Sejam frescos ou congelados, as verduras e legumes cozidos no vapor são muito indicados para quem quer reduzir as taxas de colesterol no sangue e a pressão arterial, por exemplo. Com os temperos certos, os ingredientes ficam macios e saborosos, ideais para compor uma refeição completa. Veja agora como fazer legumes no vapor e alguns temperos que combinam com esses alimentos.

Como cozinhar legumes no vapor: 3 dicas para preparar

Cozinhar legumes no vapor é prático, rápido e evita o desperdício de vitaminas e minerais durante o cozimento dos ingredientes. Antes de começar, o ideal é ter uma panela específica para o preparo, como uma cuscuzeira ou um cesto próprio para cozimento a vapor. Você também pode adaptar e garantir os legumes cozidos em banho-maria. Acompanhe as dicas:

1. Lave e corte ingredientes para fazer legumes cozidos no vapor

Antes de mais nada, é importante higienizar os legumes. Caso opte por alimentos frescos, a sugestão é lavá-los e deixar cozinhar no vapor com casca para obter mais nutrientes. Aposte em cortes mais grosseiros, para reduzir a superfície de contato com o vapor e diminuir ainda mais as perdas nutricionais. No caso dos legumes higienizados e congelados da Taeq, basta levá-los diretamente para a panela. Simples, não é?

2. Não use água em excesso para cozinhar legumes no vapor

Como se trata de um cozimento rápido, a principal dica é evitar o excesso de água para minimizar o contato do vapor com os ingredientes. Use apenas quantidade suficiente para atingir o ponto correto dos legumes cozidos, que não passa de 5 ou 6 centímetros de água. O cozimento leva aproximadamente 10 minutos, mas você pode adicionar mais 5 minutos se quiser eles bem macios. Deixe a panela bem tampada para evitar a saída de vapor.

3. Organize alimentos por tempo de cozimento

Ao cozinhar legumes no vapor, organize as camadas de ingredientes por tempo de cozimento. No fundo, coloque a batata doce, o inhame e a cenoura. Na camada de cima, aposte em abobrinha, ervilha e vagem, por exemplo. Tente evitar misturar ingredientes com texturas e tempo de cozimento muito diferentes para prevenir que alguns passem do ponto e outros fiquem crus. Certifique-se também de não deixar os legumes encostarem na água.

Como temperar legumes no vapor: saiba quais temperos usar

Você pode começar a dar mais sabor aos legumes ainda durante o cozimento. Basta temperar inicialmente com sal a gosto antes de levar os alimentos para o vapor. Assim que estiverem prontos, você pode incrementar o gosto com azeite de oliva extravirgem e pimenta-do-reino para garantir uma salada de legumes cozidos no vapor, por exemplo.

O acompanhamento cai superbem com o canelone de pupunha ou mesmo o arroz caprese, e com certeza vai dar um toque especial ao cardápio da semana. Outros condimentos que podem ser bem aproveitados para os legumes cozidos no vapor são: salsa, cebolinha, açafrão, louro, manjericão, coentro e alecrim.