Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 04/12/2019

Como comer rabanete? 4 ideias para preparar a hortaliça

Quem ainda não conseguiu incluir o rabanete no seu cardápio diário não sabe o que está perdendo! Além de ser superversátil, essa hortaliça é essencial para a sua saúde, e as razões vão desde questões estéticas até o combate de certas doenças, como o câncer. Ela possui um alto teor de água, é fonte de fibras, vitamina C e minerais (potássio, fósforo e cálcio) e ainda dispõe de pouquíssimas calorias. Fora os outros inúmeros benefícios que são impossíveis de listar apenas nesta matéria! E é por isso que nós reunimos 4 ideias para você aprender a incluir o rabanete nas suas refeições – seja num lanchinho rápido da tarde ou num almoço de domingo! Dá uma olhada nas dicas:

1. Que tal fazer uma salada de rabanete simples?

Se tem algo que você deve saber é que essa hortaliça combina muito bem com uma saladinha. Para fazer uma sala simples e gostosa de rabanete, basta ter algumas folhas de alface americana ou crespa (rúcula também vale!), cebola crua (dê preferência para a roxa, se tiver sua casa), rabanetes, e azeite e sal a gosto para a finalização.

Nem precisamos nos alongar no modo de preparo, né? É só lavar as folhas de alface, deixar a cebola bem picadinha e fatiar o rabanete em rodelas. Junte todos os ingredientes em um recipiente e tempere com sal e azeite.

Dica: Se você não gosta do gosto amargo e ardido do rabanete, retire a acidez do alimento com um pouco de suco de limão. Basta colocar o rabanete já fatiado de molho no suco por alguns minutos antes de preparar a salada.

2. Aventure-se em uma salada de rabanete com grãos e queijos

Não curte tanto as saladas mais simples? Não se preocupe! O rabanete também combina com legumes (como a supernutritiva beterraba), frutos (como o pepino, o tomate e o abacate), grãos e até queijos.

Para fazer uma bela salada de rabanete com grãos e queijos, você pode optar pelo grão-de-bico, feijão fradinho ou feijão azuki, escolher entre o queijo minas (no formato de cubinhos) e o queijo parmesão (ralado), agregar com um pouco de tomate cereja, azeitona e cebola crua, e dar aquele toque final com azeite, sal e pimenta-do-reino. E, claro, não se esqueça de as tirinhas de rabanete.

3. Prepare um sanduíche de rabanete para o lanche da tarde

Pode ser com pão integral, baguete ou qualquer um que você tiver na sua casa. O segredo do sanduíche de rabanete cru é fatiá-lo bem fininho, acrescentar algum outro legume fatiado e besuntar o pão com uma boa quantidade de azeite extravirgem e algum tempero de sua preferência – como orégano, ervas finas e pimenta-do-reino.

Você também pode fazer uma versão alternativa do sanduíche com maionese. Este é aquele ingrediente que não tem erro! Basta ralar o rabanete, adicionar algumas folhinhas picadas como rúcula, salsinha e cheiro-verde, e se quiser, colherada de requeijão a gosto. O próximo passo é misturar todos os ingredientes e colocá-los no seu pão! É rápido e muito prático.

4. Faça uma sopa das folhas de rabanete e evite o desperdício

Para aproveitar a hortaliça por inteiro, opte por uma sopa bem nutritiva! Você só precisar fazer um refogado de alho e cebola, adicionar cerca de 1 maço de folhas do rabanete, cozinhar todos os ingredientes juntos com um pouco de água e esperar as folhas murcharem. Como todo caldo que se preze normalmente leva umas batatinhas, acrescente algumas rodelas de batata, adicione mais água para formar o caldo e deixe cozinhar até levantar fervura.

O último passo é triturar tudo no liquidificador, colocar um fio de azeite, um pouco de pimenta e sal a gosto e prontinho! Depois de todas essas receitas deliciosas, não tem mais desculpas deixar de comer rabanete!