Como comer maracujá? 5 dicas para incluí-lo na alimentação

A receita de geleia de maracujá caseira é bem simples, nutritiva e pode ser servida com pães, torradas e até bolos ou biscoitos
A receita de geleia de maracujá caseira é bem simples, nutritiva e pode ser servida com pães, torradas e até bolos ou biscoitos

Suco, smoothie, geleia, compota, mousse... São muitas as receitas que podem ser feitas a partir da polpa e da casca do maracujá, sabia? Para variar cada vez mais no cardápio diário, a nossa dica é justamente experimentar diferentes combinações de frutas, incluindo especiarias e até folhas no preparo. Além de nutritivo (rico em vitaminas do complexo B, C, potássio e betacaroteno), o maracujá é bastante versátil e pode render ótimos preparos. Confira algumas sugestões com essa fruta!

1. Aposte em sucos e smoothies com maracujá e outras frutas

A forma mais simples de usufruir dos benefícios do maracujá é utilizar a polpa no preparo de sucos e smoothies. Uma boa sugestão, por exemplo, é bater a polpa de 2 maracujás com 1 pedaço de gengibre, 1,5 litro de água e açúcar demerara a gosto no liquidificador. O resultado é uma bebida altamente refrescante, com efeito detox, termogênico e anti-inflamatório. Vale destacar que você ainda pode incluir outras frutas e vegetais no preparo, como 1 folha de couve, ½ maçã e por aí vai.

2. Faça doce ou mousse de maracujá light com iogurte natural

Para fazer uma sobremesa mais light, natural e ao mesmo tempo saborosa, uma ótima dica é apostar na receita de doce ou mousse de maracujá. Aqui, em vez de usar o leite condensado (ingrediente que contém muito açúcar), a nossa dica é apostar no iogurte natural. Para preparar esse doce, bata a polpa de 2 maracujás com 300 ml de água no liquidificador. Depois, junte 1 pote de iogurte natural Taeq, 1 caixinha de creme de leite light e bata novamente. Sirva a sobremesa em taças que fica perfeito!

3. Prepare geleias e compotas de maracujá

Você já experimentou fazer receitas de geleias e compotas caseiras? Essa é uma ótima sugestão para incrementar o café da manhã ou lanche da tarde de forma mais saudável. Para preparar uma geleia de maracujá simples, a nossa dica é cozinhar a polpa de 3 frutas com 200 ml de água, 1 xícara de açúcar demerara e pimenta dedo-de-moça picada a gosto (opcional). Leve tudo ao fogo e, quando levantar fervura, tire a espuminha branca com uma colher para evitar o amargor. Depois, mantenha no fogo e espere a água diminuir para que a geleia fique mais consistente. Você pode servir essa receita com pães e torradas que fica uma delícia!

4. Já pensou em fazer chá de maracujá para tranquilizar a mente?

Conhecido por ter um efeito calmante, o maracujá é ótimo para tratar insônia e outros problemas relacionados ao sono. Por isso, uma ótima dica é utilizá-lo no preparo de chás medicinais para tomar à noite e relaxar a mente. Aqui, a nossa dica é reaproveitar a casca do maracujá para fazer a bebida. Em uma panela, coloque 500 ml de água, 1 casca picada da e 3 folhas de maracujá (opcional). Deixe ferver, apague o fogo em seguida, espere 10 minutos, coe e prontinho!

Obs.: Em vez de usar a casca do maracujá, que tem um grande efeito digestivo, você pode fazer um chá medicinal apenas com 250 ml de água e 1 colher de sopa de folhas de maracujá. Ferva tudo, deixe em infusão por 10 minutos, depois é só coar e beber. Vale destacar que a folha da fruta contém uma quantidade maior da substância passiflora, de efeito calmante.

5. Use a polpa de maracujá para incrementar saladas

Caso o seu objetivo seja usar o maracujá de forma mais prática, uma boa dica é usar a polpa in natura para temperar saladas e, assim, dar um toque adocicado às folhas e legumes. Outra opção interessante é colocar a polpa do maracujá em uma mistura de iogurte com granola no café da manhã para tornar a refeição ainda mais nutritiva. Você ainda pode adicionar um pouco de mel e outras especiarias para adocicar e agregar sabor. Fica a dica!

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