Como aumentar o HDL, o famoso 'bom colesterol'

Para aumentar o HDL e diminuir o LDL uma boa opção é consumir salmão, abacate e azeite
Para aumentar o HDL e diminuir o LDL uma boa opção é consumir salmão, abacate e azeite

A ideia de que o colesterol é gatilho para complicações cardiovasculares é muito recorrente, mas isto é apenas parcialmente verídico. Esta substância é fundamental para a saúde e é transportada por lipoproteínas. A chamada LDL é ruim, pois deposita gordura nas artérias, enquanto a HDL, por sua vez, conduz esta gordura para absorção no fígado. Então, para manter a saúde, é preciso garantir níveis de HDL superiores aos de LDL. Mas, afinal, como aumentar as taxas do "bom colesterol" no sangue? Vem descobrir!

O azeite é grande fonte de HDL

Naturalmente, a alimentação é o meio mais simples e eficaz de obter bom colesterol. Isso é feito, em grande parte, consumindo gorduras insaturadas, de melhor qualidade para o organismo. O azeite de oliva extravirgem é ótimo para aumentar as taxas de HDL no sangue, diminuindo o impacto do LDL. Esse óleo pode saborizar saladas e é o mais indicado para cozinhar alimentos em baixa temperatura. Para quem prefere utilizar outras gorduras no dia a dia, comer azeitonas no lanche, por exemplo, é uma saída interessante.

Peixes mais gordurosos ajudam na balança entre HDL e LDL

Sem dúvidas, a melhor carne quando o assunto é bom colesterol é o peixe. As espécies mais gordas, como salmão e atum, são especialmente ricas em ômega 3, nutriente que traz inúmeros benefícios à saúde. Entre eles, está um impacto positivo na balança do colesterol, diminuindo bastante o LDL e aumentando os índices de HDL. Frutos do mar em geral são fontes de bom colesterol, então não tenha medo de variar seu cardápio marinho de vez em quando.

Além de versáteis, abacates proporcionam ótimas doses de HDL

O abacate é o queridinho de muita gente nos últimos anos, e com justiça! A fruta tem diversas propriedades saudáveis e, apesar de ser gordurosa, é rica em gordura monoinsaturada, que previne doenças cardiovasculares. O papel do abacate, em resumo, é garantir bom colesterol ao organismo, mantendo as taxas de HDL superiores às de LDL. E, para melhorar, o abacate pode ser consumido de diversas formas: no café da manhã, com salada, no guacamole... Você escolhe!

Tomar uma taça de vinho tinto por dia também é bom para o colesterol

Dizem que uma taça diária de vinho traz benefícios à saúde. Realmente, o consumo moderado pode ser positivo, em especial para o coração. Quando o assunto é HDL, o vinho tinto é um grande aliado. Uma dose por dia aumenta a taxa de bom colesterol no sangue e ajuda a deixá-lo em índices superiores ao LDL. Contudo, se você não costuma beber, não vale a pena começar apenas para obter esta vantagem. E, é claro, tome cuidado para não exagerar.

Pratique exercícios regularmente para manter o HDL em alta

Alimentação é fundamental, mas não é tudo. Uma rotina regrada de exercícios físicos também é importante para garantir uma balança positiva entre HDL e LDL. Mesmo caminhadas de 15 minutos já ajudam a regular a produção de colesterol. Se exercitar é a forma mais natural de aumentar as taxas do bom colesterol, além de relativamente simples. Como consequência, você vai conseguir controlar seu peso melhor, o que também eleva as taxas de HDL no sangue.

Extra: evite frituras e fast-food

Isto pode não ser exatamente uma forma de aumentar o HDL, mas certamente contribui para a balança entre o mau e o bom colesterol: diminua sua ingestão de alimentos ricos em LDL. Processados, fast-food e frituras são ricos em gordura trans, fontes enormes de colesterol nocivo. Por isso, é preciso estar atento para evitar ao máximo consumir esse tipo de alimento.

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