Como abrir o apetite? O que fazer para ter mais vontade de comer

A falta de vontade de comer pode ser resultado de deficiências nutricionais e condições clínicas que necessitam de acompanhamento profissional
A falta de vontade de comer pode ser resultado de deficiências nutricionais e condições clínicas que necessitam de acompanhamento profissional
Luciana Novaes

Consultor:

Luciana Novaes

Nutricionista mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ com especialização em Saúde Materna e Infantil e Nutrição Clínica e Estética pelo IPGS

Você sofre com perda de apetite e quer saber como resolver isto? São muitas as possíveis causas que podem te deixar sem vontade de comer, mas o principal é saber que isto não é saudável. O organismo precisa repor nutrientes constantemente e a falta de uma alimentação balanceada prejudica o bom funcionamento do corpo. Por isso, convidamos a nutricionista Luciana Novaes para ensinar como abrir o apetite, com dicas de o que fazer para ter mais vontade de comer!

Perda de apetite: o que pode ser?

Se você sente fome, mas não consegue comer, é importante investigar primeiramente quais são os fatores que podem estar relacionados a isso. Segundo Luciana, "o acompanhamento com um nutricionista é fundamental, porque a perda de apetite pode estar ligada a alguma condição clínica que precisa de acompanhamento".

Estar sem vontade de comer também pode ser uma consequência do tipo de cardápio que você segue. Quanto mais repetitiva é a alimentação, menor é o apetite. A nutricionista recomenda ter sempre uma verdura e um legume no prato para variar a dieta. A sugestão é escolher 3 opções diferentes de cada e consumir em dias diferentes.

Luciana Novaes também preparou uma lista com dicas para ter mais vontade de comer no dia a dia. Dá uma olhada!

1. Evite beliscar entre as refeições, principalmente alimentos com açúcar refinado

Os horários para cada refeição são muito importantes em uma dieta balanceada. Por isso, de acordo com Luciana Novaes, "não coma biscoitos, balas ou chocolates. Isso pode diminuir o apetite e você terá a tendência de comer mais alimentos ricos em açúcar e gordura, prejudicando sua saúde".

Também é importante que as prioridades nos lanches sejam frutas, evitando o açúcar refinado. "As frutas fazem a digestão mais rápida e isso estimulará sua vontade de comer. O açúcar em excesso irá aumentar a saciedade, sem oferecer uma qualidade na sua alimentação", complementa.

2. Crie o hábito de meditar regularmente

Quando você compreende melhor seu corpo, fica mais fácil perceber quais são as necessidades do seu organismo. "Por incrível que pareça, utilizar técnicas de meditação e relaxamento podem ajudar a estimular o apetite. Com isso, você aprende a perceber os sinais internos de fome e saciedade", diz a nutricionista.

3. Use e aproveite os temperos

"Colocar especiarias e ervas aromáticas nas preparações irá ajudar você a ter mais apetite porque elas vão colaborar com a digestão e deixar a comida mais saborosa", explica Luciana. Por isso, busque por opções que estimulem o apetite, como agrião, alecrim e chicória.

4. Evite bebidas alcoólicas durante o dia

Bebidas alcoólicas podem reduzir significativamente a sua vontade de se alimentar devido ao valor calórico que possuem. "O mesmo serve para o café entre as refeições, principalmente pela quantidade de açúcar que se ingere junto", afirma Luciana.

5. Decore a mesa e convide alguém para comer com você

"Como o apetite está associado ao estímulo dos sentidos, é importante que você dê atenção à arrumação do seu prato e da mesa. Decore o prato, utilize uma louça que você goste. Um prato bonito aos olhos pode estimular a vontade de comer", diz a nutricionista.

Comer sozinho também pode gerar certa preguiça na hora de preparar ou mesmo consumir os alimentos. Então, convide pessoas para comer com você sempre que possível e crie esta rotina. "Ter companhia fará com que você fique mais disposto a comer", finaliza.

Suco para ajudar a estimular o apetite

Além das dicas, Luciana Novaes trouxe também uma sugestão de bebida que pode auxiliar quem está sem vontade de comer. Veja esta receita simples da nutricionista para preparar um suco que vai te ajudar a abrir o apetite!

Ingredientes:

2 maçãs;

1 cenoura;

1/2 maço de agrião;

300 ml de água.

Bata tudo e coe. Beba em seguida, 1 hora antes do almoço.

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