Comidas de verão: 5 ideias para ajudar no cuidado com a pele

A alimentação no verão deve ser pautada em vegetais e frutas ricos em água, vitaminas e antioxidantes, como tomate e alface
A alimentação no verão deve ser pautada em vegetais e frutas ricos em água, vitaminas e antioxidantes, como tomate e alface

Em dias de calor intenso, uma sensação muito comum em adultos e crianças é a diminuição do apetite. Isso acontece porque o corpo gasta menos energia para manter sua temperatura interna quando o ambiente está mais quente. Beber bastante água ajuda muito, mas para garantir que seu organismo fique nutrido (além de hidratado), é indispensável incluir algumas comidas de verão no cardápio.

Isso sem falar na maior incidência de raios solares, que exige uma atenção maior com a pele. Tão importante quanto a aplicação do filtro solar com regularidade é a alimentação saudável, que promove benefícios de dentro para fora.

Comidas de verão: como montar um cardápio para os dias quentes

Para evitar a perda de sais minerais e vitaminas do organismo durante o verão, é muito importante consumir ingredientes saudáveis, naturais e preferencialmente ricos em água. Existem alimentos que podem ajudar na hidratação da pele e são bem fáceis de incluir em todas as refeições do dia. Veja a seguir 5 dicas de alimentação saudável no verão:

1. Cuidados com a pele no verão: aposte em alimentos com alto teor de água e vitaminas

Para começar, uma boa dica é fazer uma lista de alimentos que contêm um alto teor de água, vitaminas A, do complexo B, C e sais minerais. Frutas e vegetais, em especial, podem ser usados no preparo de sucos, smoothies e saladas geladas que são a cara do verão. Opções não faltam!

- Pepino: fonte de fibras e sais minerais, esse vegetal é 96% composto por água, sendo ótimo para hidratar o organismo. Ele pode ser usado no preparo de sucos e saladas detox.

- Abobrinha: ótima para preparar saladas, sopas e refogados, essa hortaliça tem 95% de água em sua composição e ainda é rica em fibras, vitaminas A, C e E.

- Tomate: fonte de licopeno e vitamina C, esse fruto tem 94% de água, rende ótimos molhos, saladas e até sucos.

- Cenoura: além de ser fonte de betacaroteno, essa raiz tem 88% de água em sua composição, rende receitas de sucos, vitaminas, saladas, sopas, refogados e até bolos e biscoitos.

- Alface: ótima para fazer saladas verdes, essa folha é fonte de fibras, minerais e contêm 96% de água em sua composição.

- Espinafre: rico em ferro, cálcio e fibras, esse vegetal é ótimo para fazer saladas, refogados (receita de espinafre com ovo fica deliciosa) e ainda contém 92% de água em sua composição.

- Melancia: rica em vitaminas A, do complexo B, C e fibras, essa fruta é bem docinha, rende ótimos sucos, saladas e se destaca por conter 92% de água em sua composição.

- Abacaxi: de sabor cítrico levemente adocicado, essa fruta é perfeita para fazer sucos, doces e incrementar saladas. Ela é rica em vitamina C, antioxidantes e tem 87% de água.

2. Como se hidratar no verão: beba bastante água de coco e outros líquidos

Outra dica fundamental para se hidratar no verão é beber bastante líquido, principalmente durante a prática de exercícios físicos. Você pode montar um cardápio com água, sucos naturais (em especial, de frutas cítricas, que são fontes de antioxidantes) e água de coco. Outra sugestão interessante é fazer um mix de folhas e vegetais com frutas para compor sucos mais coloridos e nutritivos.

3. Alimentação no verão: dê preferência aos cereais integrais

Evitar alimentos ultraprocessados e dar preferência a ingredientes naturais é outra dica relevante para se cuidar o ano todo, principalmente no verão. Cereais integrais, como arroz, aveia, trigo e quinoa, por exemplo, têm um alto teor de fibras alimentares e antioxidantes que ajudam a manter a pele saudável. Você pode dar sempre preferência a pães integrais e outros alimentos dessa categoria para montar um cardápio de verão bem mais saudável.

4. Alimentos que hidratam: aposte em peixes e carnes magras ricas em gorduras boas

Você sabia que peixes e carnes magras fazem muito bem à saúde da pele? Eles contêm agentes antioxidantes, ômega 3 e gorduras boas - nutrientes que combatem o envelhecimento precoce e contribuem para a renovação das células da pele. Uma boa dica é fazer preparos com salmão, anchova, truta e carnes pouco gordurosas com diferentes temperos e condimentos.

5. Pele hidratada no verão: consuma sementes e oleaginosas

Assim como os cereais integrais, as sementes (de girassol, abóbora e outras) e oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas) também são ótimas para o cardápio de verão. Elas contêm um alto teor de ômega 3 - importante para a saúde da pele, dos sistemas nervoso e circulatório - cumprem ação anti-inflamatória, antioxidante e ainda hidratam o organismo. Você pode consumi-las em forma de mix de nuts no lanche, usá-las para incrementar saladas, iogurtes e em outras receitas mais saudáveis.

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