Comida afetiva: Conheça mais sobre o Comfort Food!

Sabe aquela sensação nostálgica de saborear uma comida que logo remete à infância? Isso se chama Comfort Food! Apesar da maioria desses pratos serem
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Sabe aquela sensação nostálgica de saborear uma comida que logo remete à infância? Isso se chama Comfort Food! Apesar da maioria desses pratos serem "carregados" em ingredientes, com os devidos cuidados, é possível manter uma dieta equilibrada sem, necessariamente, deixarmos de degustar esses momentos de prazer e bem-estar!
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Sabe aquele prato que logo traz à mente, seja pelo cheirinho ou pela primeira garfada, aquela gostosa nostalgia afetiva das receitas da mãe ou da vó? Então, esse prazeroso momento gastrônomico tem nome: "Comfort Food". Contudo, apesar da sensação de bem-estar que esses pratos nos leva é preciso também ter moderação e consciência nutricional em seu consumo para podermos usufruir dos benefícios que uma "escapadinha" da dieta social pode gerar em nossa qualidade de vida.

Pode ser uma carne assada com ricota que sua avó preparava, o rosbife especial da mãe, ou, claro, prato doces, como rabanadas com açúcar e canela que comia na infância. Na verdade, pode ser qualquer prato que remeta a algum momento marcante ou pessoa querida.

A chef Lara Brittes explica que o conceito de Comfort Food é aplicado às comidas simples, fartas e que trazem memória gustativa. "Elas são capazes de elevar o ato fisiológico de comer a um estado de espírito, ou seja, são pratos que fazem sentir bem não apenas pela saciedade da fome", diz a profissional.

Assim, justamente por serem tão reconfortantes é que eles merecem atenção especial, já que a possibilidade de exagero é grande. Para a nutricionista funcional e esportiva Nicole Finoquio, o primeiro passo para evitar os exageros é identificar o gatilho responsável, afinal, a fome incontrolável de comer essa comida pode ter fundo emocional. Nicole explica que, ao parar para pensar e analisar os motivos desta "fome emocional", a pessoa será realmente capaz de evitar o exagero.

"Primeiramente, a alimentação saudável deve ser tratada como uma mudança permanente no estilo de vida e não como uma obrigação em seguir uma dieta. Logo, deve-se identificar se você está comendo por ''prazer''/'satisfação pessoal' ou, simplesmente, por fome real", sugere a nutricionista.

Substituições inteligentes para o comfort food

Nicole explica que uma estratégia fundamental para mudar o estilo de vida e evitar deslizes é realizar substituições inteligentes, demonstrando que não é preciso abrir mão de um prato preferido no processo de reeducação alimentar, basta adaptar os ingredientes. Ela dá alguns exemplos:

Feijoada – Optar por uma versão vegetariana, em que se adiciona o tofu (soja fermentada) em substituição aos miúdos, carnes e embutidos. Nesses casos, é interessante utilizar temperos naturais e, no caso de uma feijoada tradicional, escolher consumir pouca quantidade de miúdos e embutidos, sempre adicionando couve na refeição (fonte de fibras e antioxidantes) e abacaxi, pois contém bromelina, enzima que auxilia na digestão.

Macarronada – Optar por uma preparação feita com massa integral, sem molhos brancos e queijos, podendo ser feita com um molho de tomate caseiro.

Sobremesas – Substituir o açúcar refinado pelos adoçantes naturais stévia ou xilitol, ou ainda pelo açúcar mascavo ou demerara em pouca quantidade. Estes tipos de açúcares preservam os nutrientes e minerais, não passando pelo processo de refino.

A Dra. Nicole Finoquio atualiza informações diárias sobre o mundo da nutrição em seu Instagram: @nutrinicolefinoquio

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