Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer maçã evita a cárie? Conheça outros 10 alimentos que protegem os dentes!
Guia Culinário 03/02/2017

Comer maçã evita a cárie? Conheça outros 10 alimentos que protegem os dentes!

Saúde bucal e alimentação saudável andam lado a lado quando o assunto é dentes fortes! Seja para deixar o sorriso mais limpo, branco, evitar maiores problemas e doenças, ou, até mesmo, melhorar o hálito, tudo o que comemos está diretamente ligado às práticas habituais de higiene. O consumo regular de maçã, por exemplo, é constantemente relacionado à prevenção da temida cárie. Descubra como essa fruta age, assim como outros alimentos, para fortalecer a arcada dentária.

Embora seja muito comumem crianças, devido ao consumo abusivo de doces e à escovação incorreta, a cárie também é um problema bucal recorrente em adultos e que gera muitas dores e desconfortos, principalmente durante a mastigação. Para contribuir com a higiene bucal, alguns alimentos, conhecidos como “detergentes”, ajudam a limpar os dentes de forma natural e sadia. Segundo o cirurgião-dentista Johnathan Marcondes, a maçã é um desses alimentos que ajudam na limpeza e proteção dos dentes:

“Por ser fibrosa e dura, o consumo da maçã promove uma atrição com as faces dos dentes e remove micro-organismos provenientes da placa bacteriana, presente em nossa cavidade bucal. Algumas pessoas costumam dizer que a fruta faz uma escovação natural, mas não é bem assim, pois nada substitui a prática mecânica e convencional. “, explica o profissional destacando outros alimentos que auxiliam a limpeza bucal:

10 alimentos que protegem seus dentes

1 – Cereais, castanhas e amêndoas: Devido à dureza e dificuldade na ingestão, esses alimentos aumentam a salivação e ajudam a engolir com mais facilidade. “Como a saliva possui a capacidade de limpar a boca naturalmente, cereais, castanhas e amêndoas reduzem a quantidade de placa bacteriana e auxiliam na prevenção do mau hálito”, comenta.

2 – Cenoura: Segundo o Dr. Johnathan, a cenoura possui o mesmo efeito que a maçã sobre a cavidade bucal: “Por ser um alimento bastante rígido e fibroso, estimula a salivação e promove a autolimpeza parcial da boca”, explica o cirurgião-dentista.

3 – Hortelã: Extremamente refrescante, a hortaliça também ajuda a prevenir os problemas bucais: “Mascar a folha influencia no aumento da produção de saliva e deixa um hálito refrescante devido ao seu aroma inconfundível”, ressalta o profissional.

4 – Espinafre: Os vegetais verdes-escuros são alimentos ricos em fibras, essas verduras também aumentam a salivação, reduzindo a placa bacteriana e garantindo bom hálito. O alface e a couve, por exemplo, também estão inclusos nesse grupo.

5 – Morango: A deliciosa fruta vermelha em sua forma natural é um prato cheio para quem quer manter os dentes brancos: “A fruta contém ácido málico, um adstringente natural que ajuda a retirar manchas. Além da vitamina C, que ajuda a combater o acúmulo de placa”, completa o dentista.

6 – Queijos e derivados: Segundo Dr. Johnathan, a caseína, um tipo de proteína encontrada principalmente no queijo, ajuda na reparação do esmalte dos dentes, junto com o cálcio e fósforo também presentes em produtos lácteos. “Queijos duros, como o parmesão, são bons para o clareamento. Apenas um pedaço aumenta o fluxo de salivação que ajuda a eliminar restos de alimentos e neutraliza o pH da boca, que fica menos ácido e propenso à deterioração dos dentes”, analisa.

7 – Salmão: Saboroso, nutritivo e extremamente benéfico para o nosso organismo, o saudoso peixe, por ser rico em cálcio e vitamina D, é extremamente indicado para manter os dentes fortes e saudáveis.

8 – Pera: Assim como a maçã, a pera é uma boa pedida para a limpeza dos dentes de forma natural: “A fruta ajuda a eliminar o biofilme oral placa bacteriana já que é fibrosa. Também aumenta o fluxo de saliva, que defende os dentes contra cáries e doenças da gengiva”, explica o dentista.

9 – Pepino: O alimento ajuda produção de saliva, extremamente importante para manter a nossa saúde bucal em dia: Combinada com as fibras naturais dos alimentos, o pepino limpa naturalmente os dentes e remove bactérias presente na boca”, ressalta.

10 – Frango: Segundo o dentista, é um alimento cariostático, ou seja, que não contribui ao desenvolvimento da cárie, por isso o seu consumo é altamente recomendado para evitar a propensão dos micro-organismos na cavidade bucal.

A importância da alimentação saudável para a saúde bucal

Mudar nossos hábitos alimentares reflete não só no nosso organismo como na nossa saúde bucal. Quando o nosso corpo funciona da maneira adequada, com uma alimentação equilibrada, evitamos o desenvolvimento de cárie ou qualquer outro problema bucal que possa surgir:

“Nos últimos anos o que vemos é a influência da publicidade, que nos estimula a comer cada vez mais de forma errada, os brasileiros foram, ao longo dos anos, substituindo o consumo de alimentos ricos em fibras e nutrientes pelos alimentos industrializados. Como consequência, ao lado da obesidade, do diabetes, das doenças cardíacas e do câncer, cresceram também, as ameaças para a saúde bucal”, explica o profissional.

“A alimentação está mais pastosa e grudenta, o que exige muito menos mastigação do que os alimentos fibrosos, e reduz a salivação, principal mecanismo natural de limpeza da boca. A saliva, além de conter enzimas digestivas, possui anticorpos, células de defesa e outras substâncias que reequilibram o PH da boca”, finaliza o dentista.