Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer em casa: 8 fatores importantes para prepararmos a nossa própria refeição
Guia Culinário 07/07/2016

Comer em casa: 8 fatores importantes para prepararmos a nossa própria refeição

Cozinhar. Para muitos é um hobby, para outros, profissão, mas, para a maioria das pessoa, necessidade. O fato é que quando fazemos a própria comida em casa, a nossa alimentação ganha em vários aspectos, que vão da simples economia do dia a dia à preferência do paladar de cada um. Por isso, preparar o almoço e o jantar também é um estilo de vida ideal para mantermos nossa alimentação saudável, nutritiva e do jeitinho que desejamos! Aprenda algumas dicas e os benefícios para você transformar a sua cozinha em um laboratório de sabores!

Quando falamos em cotidiano, dia a dia de trabalho e afazeres da rotina, disposição e falta tempo parecem ser contrários a vontade de cozinhar a própria refeição. Por isso, comer na rua virou hábito e “solução” das pessoas para uma alimentação prática e funcional. Contudo, a nutricionista Érica Moreira, separou fatores extremamente relevantes para darmos uma atenção a mais para fazer a comida em casa. Veja!

Veja dicas e benefícios para preparar a sua refeição em casa!


Opte por alimentos naturais:
Quando preparamos nossas comidas em casa a tendência é darmos preferência aos alimentos frescos, naturais, e às preparações mais saudáveis, diferente daquilo que é normalmente oferecido nas ruas. Geralmente optamos por receitas mais práticas, como saladas, para levar aquela tradicional marmita ao trabalho, por exemplo.

– Opçõs aumentam: A possibilidade de criar em casa o prato de sua preferência é muito maior do que na rua. Inovar e combinar alimentos aumentam o leque de opções e tornam a nossa rotina alimentar mais versátil e prazerosa.

– Abuse dos temperos naturais: Você pode usar alho, cebola, salsa, manjericão, ervas, alho poró, especiarias, conferindo sabor e nutrientes aos alimentos, de forma saudável e natural.

– Maior economia: Fica muito mais barato comer em casa do que em restaurantes, ainda mais porque você evita comprar bebidas e a sobremesa, que encarecem qualquer conta na rua. Além disso, se preparar uma comida gostosa para levar, o prazer em consumir será muito maior.

– Maior conforto: Se você tiver a facilidade de comer em casa, vai comer com mais tranquilidade, sem pressa. Isso gera maior sensação de saciedade e relaxamento. Então aproveite este momento e se conecte com você.

– Prática na cozinha: Ninguém nasce “mestre-cuca”. A maioria das pessoas reclamam que não tem prática em cozinhar e isso é óbvio, pois a prática se ganha com o tempo. Comece testando receitas mais simples nos finais de semana e não tenha medo de tentar. “Tenho certeza que a prática leva à perfeição, por isso desejo que vocês sintam prazer de cultivar bons hábitos alimentares para que sintam vitalidade e que seu corpo e mente funcionem na potência máxima”, destaca a Dra. Érica.

– Organização e aproveitamento dos alimentos: Quem cozinha em casa sabe que esse processo deve acontecer de 2 a 3 vezes por semana. Não é necessário cozinhar todo santo dia, faça uma quantidade maior e congele em porções individuais. No final do mês você terá diversas opções no seu congelador.

– Planejamento de mercado: Este é o ponto principal para tudo acontecer, você precisa determinar o momento que você irá ao mercado, o dia da semana de comprar frutas, legumes e verduras. “Sempre falo para os meus pacientes que a incorporação de hábitos saudáveis é aos poucos, mas o cumprimento do planejamento é fundamental. Você precisa parar um dia da semana, o que for mais tranquilo para você e decidir o que irá comer na semana seguinte, escrever a lista de compras e executar”, finaliza a profissional.