Comer caroço de uva faz bem? Sim! Conheça os poderes nutricionais dessa semente

Quase todo mundo tem o hábito de jogar fora o caroço da uva, não é mesmo? Contudo, você sabia que essa pequena sementinha possui grandiosos poderes nutricionais para a nossa saúde? Descubra aqui alguns dos principais benefícios de aproveitarmos integralmente esse alimento!
Quase todo mundo tem o hábito de jogar fora o caroço da uva, não é mesmo? Contudo, você sabia que essa pequena sementinha possui grandiosos poderes nutricionais para a nossa saúde? Descubra aqui alguns dos principais benefícios de aproveitarmos integralmente esse alimento!
Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

Se você é uma daquelas pessoas que comem a uva e jogam fora o caroço, saiba que está deixando bons nutrientes de fora do seu organismo. As sementes dessa fruta trazem diversos benefícios para a nossa saúde, desde uma pele saudável ao bem-estar do nosso corpo de forma geral. Conheça mais vantagens de consumir esse pequeno, mas notável, alimento!

A semente da uva é composta por substâncias extremamente benéficas para a saúde do nosso organismo. Fonte de fibras, vitamina C e E, flavonoides e proantocianidinas, elemento responsável pelo combate dos radicais livres, o caroço é recomendado para prevenir alguns tipos de doença cardíacas, além do câncer e alergias. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, você pode incluir as sementes de forma simples e práticas na sua alimentação, sendo geralmente recomendado o consumo de 300mg ao dia:

"Você pode consumi-las na própria uva, comendo a fruta por inteiro, também acrescentá-las a iogurtes ou saladas e ser consumida como suco, extrato ou cápsulas. Vale lembrar que nunca se deve comprar produtos prontos sem indicação de um profissional, procure um nutricionista para ele ver como pode introduzir em sua alimentação e podendo assim manipulá-las ou indicar a melhor marca a ser comprada", explica a profissional.

Benefícios do consumo

Pele: Rica em flavonoides e proantocianidinas, essas substâncias são poderosos antioxidantes que ajudam a evitar os sintomas do envelhecimento precoce das células, deixando-a mais macia, retardando o aparecimento de estrias e estimulando a produção de colágeno, proporcionando elasticidade. Hidrata e dá força à saúde capilar e evita o desenvolvimento da acne.

Varizes: Por auxiliar na elasticidade, as sementes ajudam a prevenir o entupimento das veias, evitando o desenvolvimento de varizes, trombose e varicoses.

Reforça o sistema imunológico: Fonte de vitamina C, você terá um reforço extra consumindo as sementes, que ajudarão o seu organismo a ficar livre de vírus, resfriados, gripes e infecções.

Saúde intestinal: Por ser ricas em fibras, que inclusive, são responsáveis pelo sabor amargo das sementes, elas realizam uma limpeza nos intestinos, eliminando todas as toxinas que foram acumuladas. Além disso, os caroços da uva irão fazer com que o órgão funcione de maneira correta, impedindo a prisão de ventre.

Favorece a perda de peso: Ainda pela presença de fibras o consumo ajuda a proporcionar saciedade, evitando que comamos além da conta. Aliás, as sementes também possuem enzimas que metabolizam a gordura, ajudando na eliminação dos excessos de forma natural.

Melhora a visão: Fonte de vitamina E, os pequenos caroços das uvas ajudam no tratamento e na prevenção dos problemas de visão, sejam eles causados por diabetes ou pela vista cansada causada por horas de esforço.

Prevenção de câncer: Com duas poderosas propriedades antioxidantes, as sementes de uva são como um complemento natural que pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, como o de pele, de intestino, próstata e o de mama.

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