Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Comer após malhar dá fome? A ciência diz que não. Saiba as razões!
Guia Culinário 10/05/2016

Comer após malhar dá fome? A ciência diz que não. Saiba as razões!

Quem nunca sentiu aquela vontade excessiva de comer após praticar alguma atividade física? Pois bem, de acordo com alguns estudos da área, a culpa não é propriamente do esporte. O Colégio Americano de Medicina Esportiva divulgou, recentemente, dados de uma pesquisa que comprova justamente o contrário, ou seja, que o exercício regular contribui para ainibição da sensação de fome, o que o torna um grande aliado para dietas de perda de peso saudável e natural.

As análises feitas pelos pesquisadores mostraram que o apetite aumenta quando o déficit calórico é gerado exclusivamente pela dieta, diferentemente daqueles gerados após as atividades físicas. De acordo com os estudos, isso ocorre devido a concentração de grelina, um hormônio responsável pela sensação da fome, que aumenta quando é feita por uma restrição alimentar, e à concentração do peptídeo “YY” (supressor da fome), condicionado ao organismo de quem pratica exercícios.

Outra pesquisa da área, publicada em março por cientistas britânicos do Medicine and Science Sports and Exercise, também chegou à conclusão que o apetite apresenta essas duas situações de déficit calórico, resultantes de alguma dieta alimentar e da realização de atividades físicas. A nutricionista Sheila Basso explica as razões desse assunto ser tão delicado:

“Se a alimentação de uma pessoa não está correta ao longo do dia ou a preparação no período pré-treino no foi a adequada, essa pessoa sentirá mais fome após realizar os exercícios. Também precisamos avaliar o quão intenso foi esse exercício, pois algumas pessoas treinam mais intensamente. A fome é um sinal de que algo deve ser reposto no organismo, e que a alimentação está descontrolada. A atividade física não inibe a fome. O que acontece é que algumas pessoas devido à agitação após os exercícios não conseguem se alimentar, mas o organismo pedirá pela reposição desses nutrientes mais cedo ou mais tarde”, enfatizou.

Como funciona o nosso corpo quando praticamos atividades físicas?

Durante a pratica esportiva, o nosso cérebro começa a trabalhar, produzindo as mais diversas reações químicas. O exercício não só produz a queima de gordura e a hipertrofia muscular, mas também ajuda em todo o processo cognitvo, de atenção e concentração. Por conta disso é que se faz tão necessário a prática regular de atividades físicas. O hábito, além de manter um corpo esbelto e forte, melhora a qualidade de vida, o bem-estar e a saúde como um todo.

Essencial para diabéticos: Através de um estudo de 2007, da Universidade de Michigan, nos EUA, ficou comprovado que uma única sessão de cardio melhora a sensibilidade do organismo à insulina. Por isso, Treinamentos de alta intensidade e força geram um impacto positivo em doenças como a diabetes, pois contribui para o equilíbrio do índice glicêmico. De acordo com os dados analisados, durante os 30 minutos posteriores à atividade, os músculos queimam em uma quantidade maior de açúcar procedente do sangue, fazendo com o que o pâncreas não seja sobrecarregado para produzir a insulina.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).