Comer à noite engorda? Veja as 5 melhores opções para última refeição do dia!

Comer ou não comer à noite? Eis o dilema quando estamos de dieta. A boa notícia é que, no plano de alimentação saudável, a refeição noturna é muito importante!
Comer ou não comer à noite? Eis o dilema quando estamos de dieta. A boa notícia é que, no plano de alimentação saudável, a refeição noturna é muito importante!
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Paola Lisbôa

Consultor:

Paola Lisbôa

Nutricionista formada pela Unigranrio, possui pós-graduação em Nutrição Clínica e Funcional pela VP Consultoria e em Metabolismo e Emagrecimento pela Uniguaçu, e atualmente está se especializando em Nutrição Comportamental no Instituto NC

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Comer de noite engorda? Esse é um questionamento que ecoa na cabeça de muitas pessoas que desejam perder peso e que não resistem à última refeição do dia. Emagrecer é, independente do momento, a consequência de adotar hábitos alimentares saudáveis e seguir uma dieta equilibrada, consumindo os nutrientes essenciais para manter o bem-estar do organismo. Confira as melhores opções para comer bem de noite e, melhor, sem medo de engordar!

Seja um lanche leve ou a sua refeição principal, o jantar, assim como qualquer outra refeição, tem a sua devida importância em um plano alimentar, já que esses alimentos devem ser fonte de nutrientes essenciais para o corpo. Segundo a nutricionista Paola Lisboa, o jantar não deve ser calórico e o carboidrato deve ser de baixo índice glicêmico:

"Comer certo não engorda e nunca vai engordar, basta você seguir uma alimentação saudável, e adequar as suas individualidades de acordo com a prescrição de um profissional capacitado. Você deve sim jantar, não é o ideal que você tenha somente uma grande refeição no dia, o almoço no caso, isso acaba por gerar uma deficiência de vitaminas e minerais que muitas vezes explica aquela falta de disposição que tantas pessoas reclamam. As refeições da noite nunca devem ser ricas em farinhas brancas, como arroz branco e o pão branco, por exemplo", explica a nutricionista destacando, abaixo, opções de lanches noturnos. Veja!

5 opções saudáveis para consumir no jantar

1 - Saladas: Para quem não abre mão de comer bem no turno da noite, a salada de folhas verdes é uma ótima opção. Refrescante, leve, nutritiva e prática, a refeição é rica em fibras, o que ajudará a proporcionar saciedade e acrescenta os nutrientes necessários para compor o plano alimentar no período da noite. Você pode acrescentar tomate cereja, castanhas ou nozes ao prato.

2 - Cereais integrais: Ideais para quem deseja perder peso e gosta de fazer apenas um lanche na parte da noite, os cereais trazem consigo uma gama de substâncias benéficas para o organismo. São ricos em fibras, o que ajuda a saciar a fome mais facilmente, comendo pouca quantidade. Podem ser consumidos com leite desnatado, misturado com iogurte ou frutas.

3 - Sanduíche de pão integral: Ricota, tomate, pão integral e alface, é a combinação perfeita para suprir a sua necessidade de nutrientes no período da noite e matar a sua fome! Fonte de cálcio, fibras e agentes antioxidantes, o sanduíche é de fácil digestão, proporciona bem-estar para o seu organismo e ajuda a ficar livre de doenças.

4 - Sopa de legumes: É de rápida preparação, nutritiva e cheia de benefícios para a sua saúde. Quanto mais colorida for a sua seleção de legumes, mais substâncias essenciais para o organismo o prato terá. A refeição apresenta baixo valor calórico, é rica em fibras e minerais que ajudam a manter o peso ideal.

5 - Legumes cozidos: Cozidos a vapor, os legumes são ótimas alternativas para serem consumidos no final do dia. Possuem poucas calorias, são ricos em vitaminas, minerais e antioxidantes que ajudam a tornar o nosso organismo saudável. Couve flor, brócolis, repolho, abóbora e espinafre, por exemplo, são ótimas opções. Tempere-os com azeite e vinagre.

Qual é o melhor horário para jantar?

Segundo Paola Lisboa, o ideal é que o jantar seja o mais cedo possível, como por exemplo, às 18 ou ás 19 horas. "Mas, quando isso não for possível, você pode sim fazer seu jantar mais tarde, desde que seja o carboidrato certo, de baixo índice e carga glicêmica", finaliza a profissional.

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