Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Com quantos anos pode começar a fazer academia? Saiba quando é indicado malhar
Movimente-se 20/04/2021

Com quantos anos pode começar a fazer academia? Saiba quando é indicado malhar

Você já parou para pensar a partir de que idade é indicado começar a fazer academia? Desde a infância, é fundamental praticar exercícios físicos – principalmente aeróbicos e atividades mais recreativas, como natação, corrida, tênis, futebol, vôlei e artes marciais. Em alguns casos, no entanto, crianças e adolescentes tendem a gostar e a procurar por exercícios de musculação. Mas será que isso realmente é indicado? Afinal, com quantos anos pode começar a fazer academia? Para responder essas questões, nós preparamos uma matéria esclarecendo a partir de que idade se recomenda a prática regular de musculação e outras atividades de força/resistência.

Afinal, a partir de que idade pode fazer academia?

É importante destacar que, na verdade, não existe uma idade mínima estabelecida para iniciar a prática regular de atividades físicas na academia. No entanto, quando se trata de crianças e adolescentes (que ainda estão em fase de formação e crescimento), é necessário tomar algumas precauções referentes à intensidade, ao tempo e à frequência com que o exercício em questão é praticado.

Até os 10 anos deve-se praticar atividades mais lúdicas na academia

A principal recomendação para que uma criança de até 10 anos cresça saudável é ter uma rotina de exercícios mais lúdicos na academia – como aulas de natação, artes marciais, de escalada e outras que visam mais o desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, disciplina e aumento da força óssea e muscular. Aqui, não é recomendável fazer exercícios estritamente de musculação – como stiff convencional ou atividades com halteres e barras. No entanto, sempre é possível usar o bom senso!

A partir dos 16 anos é possível fazer exercícios de musculação com acompanhamento

Outra recomendação importante é que meninos de até 15 ou 16 anos, que estão passando pela fase de estirão, devem tomar mais cuidado com o tipo de exercício que praticam. O mesmo serve para meninas antes da primeira menstruação (que também estão em fase de crescimento). Após esse período, os jovens podem começar a fazer atividades de musculação mais leves, sempre sob a supervisão de um profissional da educação física. Nesse caso, as séries devem ser menos intensas, com cargas menores, e podem ir aumentando gradativamente.

O mais importante é que esse processo seja feito em conjunto com um médico e um personal trainer, de preferência. Vale destacar que, caso os exercícios sejam praticados de forma muito excessiva e extenuante, é possível que isso prejudique o desenvolvimento do adolescente – afetando a produção e circulação do hormônio do crescimento (GH), por exemplo. Por isso, a introdução às atividades de musculação na academia devem ser feitas de forma gradual e bem responsável.

Quais são os principais cuidados que adolescentes devem ter na prática de exercícios?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças e adolescentes devem dedicar 60 minutos diários para praticar exercícios de intensidade moderada – como andar de bicicleta, correr, saltar, fazer aulas de natação e outras atividades lúdicas. Além disso, recomenda-se a prática de exercícios que trabalham força e resistência – podendo-se usar pesos e halteres mais leves – ao menos duas vezes por semana. Esses exercícios são feitos com uma carga bem moderada e propõem, principalmente, a melhora do condicionamento físico e o aperfeiçoamento de certos movimentos. Em suma, crianças a partir dos 6 anos podem frequentar a academia de forma regular, mas as atividades realizadas devem ser majoritariamente aeróbicas e sempre acompanhadas por um profissional da educação física.

Veja mais