Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Cogumelos comestíveis: Conheça os 6 tipos mais saudáveis para sua alimentação!
Guia Culinário 09/11/2016

Cogumelos comestíveis: Conheça os 6 tipos mais saudáveis para sua alimentação!

Simples, delicados e muito poderosos! Os cogumelos são alimentos versáteis , funcionais e que podem harmonizar com as mais diversas receitas do dia a dia. Em seus mais inúmeros tipos (que se diferenciam por formatos, tamanhos, cores, sabores e aromas) eles também se destacam pelos benefícios que trazem à saúde. Veja uma lista dos cogumelos mais consumidos atualmente na gastronomia fit e suas vantagens nutricionais!

Chamados de “fungos do bem”, por serem integrantes do Reino Fungi, os cogumelos possuem formas bem características: uma cabeça grande, que lembra o formato de um chapéu, mantido por um tronco fino. Eles podem variar sendo comestíveis, alucinógenos e venenosos, por isso, é de suma importância que seja adquirido em estabelecimentos, em feiras, mercados ou hortifruits, e não colhidos deliberadamente. Segundo a nutricionista Daniella Chein, os cogumelos comestíveis possuem bons nutrientes e são benéficos para a nossa saúde:

“Os cogumelos comestíveis possuem baixo teor de gordura e poucas calorias, além disso têm grande concentração de vitaminas do complexo B e minerais como potássio, iodo, cálcio e fósforo, que agem em busca de um organismo saudável. Podemos destacar para consumo o Paris, Shitake, Shimeji, Portobello, Porcini e Trufas”, explica a profissional.

Confira 6 cogumelos comestíveis e saudáveis para sua alimentação

1 – Paris: Um dos mais consumidos e conhecidos no Brasil, é o nosso popular champignon. O cogumelo pode ser consumido fresco ou em conserva e seus benefícios incluem o bom funcionamento do intestino, além de proporcionar saciedade por ser rico em fibras alimentares.

2 – Shitake: Esse tipo de cogumelo ganhou um espaço maior na alimentação dos brasileiros através da comida japonesa. “É o segundo mais consumido e é ideal para controlar pressão arterial e os níveis de colesterol. Além disso, fortalece o sistema imunológico inibindo o crescimento de vírus e bactérias. O shitake também é um afrodisíaco poderoso!”, ressalta a nutricionista.

3 – Shimeji: O cogumelo mais consumido na China é extremamente nutritivo. Fonte de fibras, minerais, vitaminas e proteínas, o seu consumo está relacionado ao combate de doenças crônicas. “É o mais saboroso dos cogumelos e é um excelente aliado no combate ao câncer e colesterol ruim, o HDL”, destaca a Dra. Daniella.

4 – Portobello: Segundo a nutricionista, essa espécie possui um aroma mais intenso e textura mais dura, se comparado aos outros cogumelos. É geralmente usado em preparações que levam carnes ou saladas. O Portobello também é responsável por fortalecer o sistema imunológico e controlar os níveis de colesterol.

5 – Porcini: Também conhecido como Funghi Secchi, Ele é rico em proteínas e aminoácidos que ajudam a acelerar o metabolismo. “Usualmente ele é encontrado já desidratado o que faz com que seus níveis de açúcar e minerais sejam baixos, já que há perdas durante o processo de desidratação”, explica a profissional.

6 – Trufas (brancas ou pretas): Também pertencem à classe dos fungos e são extremamente benéficas para o nosso organismo. Segundo a Dra. Daniella elas possuem altos valores nutricionais e costumam ser muito valorizadas como alimentos. São ricas em vitaminas e proteínas que ajudam a controlar o colesterol e previnem o envelhecimento precoce das células.