Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Clorofila: Entenda a importância nutricional dos vegetais verdes em nossas vidas
Guia Culinário 26/07/2016

Clorofila: Entenda a importância nutricional dos vegetais verdes em nossas vidas

Dentre tantos alimentos que fornecem nutrientes para as nossas vidas, as fontes de clorofila merecem um destaque especial. Muito se houve falar nesse pigmento da fotosíntese, que dá a coloração esverdeada a legumes, verduras e hortaliças, mas poucos realmente conhecem suas propriedades e benefícios para o organismo. Por isso, aprenda um pouco mais sobre esses alimentos e os seus poderes para o bem-estar do nosso dia a dia!

A clorofila é encontrada somente nos produtos de origem vegetal que possuem a pigmentação verde. Fonte de propriedades fundamentais para o funcionamento do organismo, a substância é rica em vitaminas A, C e E, tornando-a um poderoso antioxidante, além das fibras, proteínas que ajudam a manter nosso corpo em dia com a saúde. Segundo a nutricionista Luciana Fiorese, podemos encontrar a clorofila facilmente em alguns alimentos:

Todos os vegetais verdes contém clorofila, alguns deles são: o espinafre, brócolis, chá verde, azeitonas verdes, couves de Bruxelas, repolho verde, aipo, couve, feijão verde, ervilhas, salsa, alface e algas marinhas verde azulada… Fora esses de fácil acesso, existem os mais ricos de clorofila, usados na maioria das vezes em dietas e nos sucos, e que são ótimos quando consumidos corretamente”, destaca a profissional.

Confira outras fontes de clorofila

Grama de Trigo: A clorofila é uma substância que existe em grande quantidade na grama de trigo em relação a outros vegetais. “O alimento ganhou fama após vários relatórios na internet de pessoas que reverteram o câncer/cancro tomando-a em bebida”, salienta a Dra. Luciana.

Grama de Cevada: É semelhante a grama de trigo. Estima-se que todas as ervas que originam cereais são ricas em clorofila, porém estas duas não apresentam grandes riscos de toxicidade sendo altamente toleráveis pelo organismo.

Espirulina: “Esta alga azul é especial por ser uma fonte de proteína cerca de 10 vezes mais digerível que a carne em geral. A espirulina é ainda um ótimo suplemento desintoxicante, uma vez que é altamente rica em clorofila (superando a grama de trigo e cevada) e ajuda a absorver os metais pesados do corpo”, indica a nutricionista.

Clorela: Éconsiderada o alimento mais rico em clorofila. Os benefícios desta alga são muitos, uma vez que proporciona uma limpeza ao organismo como nenhuma outro suplemento. “Existem relatos de que a clorela pode conter até 40 vezes mais clorofila do que a grama de trigo”, destaca a Dra. Luciana.

Quais são os principais benefícios do consumo de clorofila?

Segundo a Dra. Luciana, o consumo regular de alimentos fontes de clorofila trazem benefícios para a saúde e para a beleza: “Os alimentos com clorofila fornecem ferro para os órgãos, combate a halitose, ajuda aliviar irritação na garganta, faz uma varredura de radicais livres, contribui para absorção de oxigênio e ferro, fortalece o sistema circulatório e do músculo cardíaco, possui ação desintoxicante e depurativa, reduz o risco da anemia, auxilia na regularização da função intestinal, auxilia no tratamento de hipertensão arterial, desintoxica o organismo, ajuda a purificar o fígado e no tratamento da hepatite, regula a menstruação, reduzi os níveis de açúcar no sangue, auxilia a produção dos hormônios sexuais”, finaliza a profissional.

“Além disso, fortalece o nosso sistema respiratório, melhorando as crises de asma, também protege a célula hepática, aumenta o teor de ferro no leite materno, ajuda a curar ferimentos com mais rapidez, limpa os dentes e gengiva na piorréia, elimina o mau hálito e desodoriza o organismo e melhora as varizes por revitalizar o sistema vascular das pernas” finaliza a nutricionista.