Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Circuito funcional de praia: Prazer ao ar livre e muitos exercícios nas areias!
Movimente-se 27/01/2016

Circuito funcional de praia: Prazer ao ar livre e muitos exercícios nas areias!

Esportes na praia é a cara do verão! Assim, os circuitos funcionais, ganham cada vez mais adeptos e tornam os cenários das orlas brasileiras uma grande academia ao ar livre, incentivando aqueles que buscam o bem-estar e a qualidade de vida. Em atividades que desafiam limites, esses exercícios, dinâmicos e intensos, geram, além da saudável interação com o meio ambiente, muito condicionamento físico!

A proposta dos circuitos de praia é sair da rotina e dar aos alunos uma atividade diferente a cada dia, com trabalhos aeróbicos, exercícios de treinamento funcional e de resistência muscular, finalizando com um alongamento. A médio prazo, eles resultam na melhora do condicionamento físico, força, coordenação, equilibrio, resistência. Além de importante aspectos de saúde, como a redução dos níveis de gordura corporal e o bom funcionamento do sistema cardiovascular.

“A modalidade é prática, fora do ambiente de academia que nem todos gostam, e o treino em equipe motiva. Quando realizada por um bom profissional é capaz de promover excelentes resultados”, revela o personal trainner Ícaro Silva.

Outra vantagem importante dessa modalidade é o alto gasto calórico que ela gera ao organismo, pois a atividade na areia traz “dificuldades” que nos faz gastar muita energia.

Atividade realizadas no circuito funcional na praia

Por ser desenvolvido com diversos exercícios, o circuito funcional permite o trabalho de musculaturas auxiliares, o que normalmente não acontece para quem corre somente na esteira, asfalto ou grama. Veja algumas práticas comuns do circuito funcional de areia:

– Corrida com piques de explosão: Além da utilização de obstáculos, a cada determinada distância há um “sprint final”. Isso gera mais força e velocidade às pernas.

– Caminhada com afundo: Com um grande passo à frente e flexionando os joelhos, caminhe alternando as pernas. Você pode aumentar a intensidade do exercício segurando halteres.

– Deslocamento lateral dos cones: Posicione-se na frente do cone e se desloque pela lateral de um ao outro.

– Escada de agilidade: De frente para a escada, inicie com um passo a frente e alterne as passadas (faça leve flexão de joelhos).

– Burpee: Fique em pé com os pés alinhados aos ombros e desça até a posição de agachamento. Coloque as mãos no chão à sua frente, jogue os pés para trás e fique na posição de flexão, voltando a posicão inicial e pulando no ar.

– Abdominal prancha: Fique em 4 apoios com antebraço apoiado (mantenha as costas retas e não deixe os quadris arquearem em direção ao solo).

 

Invista em profissionais especializados no circuito funcional

Segundo Ícaro, não existe contra-indicação para a prática, mas cabe a um profissional selecionar os exercícios de acordo com o nível de condicionamento da turma. Para começar, é necessário que a pessoa esteja saudável e liberada por um médico para a prática de atividades físicas.

“Não existe restrição de idade para a prática dessa atividade, existe apenas a necessidade de adequar os exercícios e seguir uma progressão em relação a intensidade, respeitando a individualidade biológica de cada aluno. Para evitar qualquer incidente, o primeiro passo seria buscar orientação profissional. O exercício físico é a aplicação de sobrecarga sobre padrões repetitivos de movimento, o que pode gerar lesões se não realizados de maneira adequada, então as atividades devem ser inciadas de forma progressiva. Respeite seu corpo, e mantenha a continuidade””, orienta o personal.