Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ciência aponta: comer queijo cottage pode prevenir o câncer de mama. Entenda
Taeq Descomplica 04/10/2017

Ciência aponta: comer queijo cottage pode prevenir o câncer de mama. Entenda

O queijo cottage é um dos mais leves e nutritivos para a nossa saúde. Por isso, cada vez mais, diversos estudos científicos apontam os benefícios de consumir esse alimento no dia a dia. Agora, de acordo com análises de pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Creighton, em Nebraska (EUA), o consumo regular de cottage também está relacionado à prevenção de diversos tipos de câncer, sobretudo, o câncer de mama.

De acordo com os pesquisadores, o consumo de queijo cottage reduz em 77% os riscos de desenvolvimento do câncer de mama. Isso se deve à grande concentração de nutrientes do alimento, principalmente a vitamina D e o cálcio que, juntos, fortalecem os sistemas de defesa do organismo contra as células cancerígenas no corpo.

A biodisponibilidade desses nutrientes acontece porque a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no organismo, e o mineral, por sua vez, possui efeitos anticancerígenos, proporcionando um crescimento saudável às células e as protegendo contra mutações que podem levar aos tumores. O cálcio também se torna essencial durante e após o tratamento do câncer, já que a quimioterapia e radioterapia causam uma perda significativa do mineral, causando dormência, dores nas articulações, unhas fracas e quebradiças, etc.

A importância da conscientização do câncer de mama

O câncer de mama, embora seja relativamente raro antes dos 35 anos de idade, tem crescido progressivamente em mulheres após os 50 anos – é a segunda neoplasia mais comum no mundo, com cerca de 25% dos casos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde, OMS. Por isso, a campanha do Outubro Rosa alerta para a importância de estar em dia com os exames de rotina e com hábitos saudáveis para prevenir a doença.

Outros dados disponibilizados pelo Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo, destacam que cerca de 95% dos casos de câncer de mama podem ser tratados de forma eficaz quando descoberto na fase inicial e se o paciente leva uma vida saudável. A nutricionista Sheila Basso destaca a importância de manter um estilo de vida saudável para a prevenção do câncer:

“Manter o peso corporal dentro dos limites saudáveis, de modo a manter baixa a gordura corporal; manter-se fisicamente ativo como parte da rotina diária e limitar o consumo de alimentos e bebidas com alta densidade energética”, explica a profissional.

4 Receitas com queijo cottage light: Saiba como utilizar esse alimento em prol da sua saúde

1 – Dip de iogurte e cottage: Simplicidade e sabor em uma única receita. O dip de iogurte e cottage é perfeito para acompanhar salada de folhas em um almoço especial ou compor entradas. E, para completar, a receita fica pronta em apenas 10 minutinhos. Vale a pena experimentar!

2 – Tortellini tricolori integral ao molho de cottage e castanhas do Pará: Se você é do tipo de pessoa que não resiste às massas, essa receita especial não pode ficar de fora do seu cardápio. Além de conter o cottage no preparo, o prato é feito com o macarrão integral, ideal para compor uma alimentação saudável.

3 – Quiche de peito de peru e cottage: Para um acompanhamento, entrada e até como lanche, a quiche é sempre uma boa ideia para compor refeições. Preparada com ingredientes saudáveis, a receita se torna uma poderosa aliada da nossa saúde.

4 – Sanduíche de forno com queijo cottage e peito de peru: Seja para o lanche no trabalho ou em casa, essa receita é extremamente simples e nutritiva. Um destaque para esse sanduíche é que ele é completamente livre de glúten, sendo indicado para as pessoas celíacas.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

* Outras informações sobre o câncer de mama e a Campanha Outubro Rosa podem ser conferidas no site do Hospital de Câncer de Barretos .