Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ciência alimentar: Como os estudos nutricionais melhoram a nossa vida?
Guia Culinário 17/05/2016

Ciência alimentar: Como os estudos nutricionais melhoram a nossa vida?

Falar de saúde sem falar de alimentação é impossível. Grande parte daquilo que ingerimos no dia a dia vem diretamente da natureza e é cada vez mais comum optar por produtos semeados da terra, orgânicos e livre de agrotóxicos. E junto a essa premissa da sociedade, a ciência nutricional dos alimentos acompanha e avança em pesquisas, análises e novos métodos para melhorar a qualidade de vida, bem-estar, prevenção e até cura de doenças das pessoas.

O avanço da ciência nutricional dá fim a muitos mitos e lendas do senso comum que por gerações eram colocadas como verdade absolutas na sociedade. Através das experimentações fica cada vez mais compravada o poder dos alimentos e seus valores nutricionais. Isso acontece devido às necessidades que precisamos conseguir diversos nutrientes, como as vitaminas e minerais, que, muitas vezes, só é conseguindo pelos ingestão dos alimentos naturais. A nutricionista Edilene Baldam explica um pouco a importância dessa ciência ao longo dos anos:

” Eu associo o avanço nutricional ao interesse e a preocupação do indivíduo em obter uma melhor qualidade de vida. Uma vez que ocorra esse interesse em adquirir informações atualizadas, é possível fazer uma melhor seleção de alimentos de qualidade para o consumo e desta forma fazer uma possível prevenção da saúde”, destaca a especialista.

Alimentos orgânicos são uma das conquistas da ciência nutricional

Segundo Edilene, os alimentos orgânicos, como tomate, pimentão, couve e berinjela, por exemplo, é uma das maiores contribuições do avanço nutricional, sendo a melhor alternativa para nossa saúde. “Infelizmente no nosso país os agrotóxicos ainda são muito utilizados. Em contra partida o número de pessoas preocupadas com a saúde, ética e com o meio ambiente também está em ascensão e atualmente mesmo que esse número ainda não seja suficiente isso já pode ser considerado um ponto positivo”, enfatiza.

Optar por uma vida mais saudável é uma escolha de boa parte dos brasileiros que acreditam na atuação dos nutrientes no organismo, o que é mais do que comprovado cientificamente. É a conhecida citação: “Você é o que você come!” E a procura por uma alimentação que proporcione bem estar e saúde tem sido cada vez maior, pois a forma que vivemos está diretamente ligada ao que ingerimos e a percepção disso vem ganhando espaço no mundo todo, dando mais credibilidade ao avanço nutricional.