Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Churrasco vegano: o que preparar para quem não consome nada de origem animal
Guia Culinário 22/01/2019

Churrasco vegano: o que preparar para quem não consome nada de origem animal

O churrasco não precisa ser uma ocasião excludente para os que não comem alimentos de origem animal. Se você quer receber bem amigos veganos, ou se você mesmo é um, está na hora de aprender algumas receitas para contornar a situação. Com os ingredientes e temperos certos, é possível montar um cardápio saboroso para todos! Assim, o anfitrião consegue evitar o desconforto de ter pratos separados para cada convidado. Confira 5 ideias do que preparar em um churrasco vegano:

1. Espetinho vegano

A primeira opção de receita para os veganos em um churrasco são os espetinhos grelhados na brasa. Você pode escolher os legumes que mais te agradam e incrementar o churrasquinho com proteína de soja, tofu ou cogumelos.

Como preparar?

Comece cortando seus legumes em pedaços com um dedo de espessura, assim eles não cairão do espetinho no cozimento. Em um recipiente, tempere com azeite, shoyu, sal, orégano e os ingredientes que preferir. Depois é só deixar os legumes marinando e, por fim, espetar um por um nos palitos para churrasco. Como sugestão de legumes, podemos indicar a combinação de abobrinha, tomate, pimentão e cebola.

2. Hambúrguer grelhado

Outra opção de cardápio para os veganos são os hambúrgueres. Essa alternativa é bem simples de fazer e agrega bastante ao ser servida junto com o espetinho, dando mais escolha para quem não ingere carne. Você pode optar pelos clássicos, como o hambúrguer de grão de bico, o de lentilha ou até mesmo o de feijão. Mas separamos uma receita de falafel para diversificar ainda mais o seu churrasco. A única diferença é que tiramos o iogurte do passo a passo original, já que o ingrediente também não é consumido por veganos.

Como preparar?

Hidrate 4 xícaras de grão de bico por 24h, trocando a água a cada oito horas. O próximo passo é peneirar o grão e passá-lo para uma panela de pressão. Encha de água e espere o grão cozinhar na pressão por 15 minutos depois da fervura. Em um processador, liquidificador ou mixer, misture o grão de bico com meio copo de farinha, uma xícara e meia de salsinha, meia xícara de coentro, meia xícara de hortelã, uma colher de sopa de cominho em pó, uma colher de sopa de páprica, uma colher de sopa de azeite de oliva, duas colheres de chá de fermento em pó, sal e pimenta a gosto. Depois é só moldar os hambúrgueres e colocar na grelha!

3. Polenta na brasa

A polenta na brasa é a receita ideal para unir todas as tribos e facilitar a vida do anfitrião. Além de ser muito saborosa, agrada diversos gostos e é muito simples de fazer. Você só vai precisar de fubá, óleo, cebola, alho e sal.

Como preparar?

Em um recipiente, dissolva a farinha de fubá em dois copos de água. Em seguida, refogue o alho e a cebola no óleo até que fiquem bem dourados. Por fim, é só acrescentar a sua farinha com toda água e adicionar sal a gosto. Não pare de mexer até que a sua polenta fique bem consistente. Coloque tudo em uma travessa, espere esfriar bem, corte os pedaços com a espessura de dois dedos e é só assar na brasa.

4. Salpicão de tofu defumado ou de carne de jaca

Nem só de pratos principais se faz um churrasco: os acompanhamentos também são muito importantes. O salpicão é uma receita que veganos deixam de comer, mas com algumas adaptações é possível torná-lo livre de ingredientes de origem animal. Você só vai precisar escolher entre o tofu defumado ralado ou a carne de jaca desfiada.

Como preparar?

Comece preparando a sua maionese vegana! Bata um pouco de castanha de caju crua com azeite, mostarda, água, suco de limão, sal e pimenta no seu liquidificador. Reserve na geladeira. Depois, em um recipiente grande, misture cenoura ralada, milho, cebola, tomate, a maionese vegana que você preparou e o tofu defumado ralado ou a de carne de jaca. Resfrie a salada na geladeira e aguarde os convidados chegarem para degustar essa maravilha!

5. Farofa de alho, cebola e alho-poró

A última opção de acompanhamento é a farofa, que não precisa ter carnes para ser deliciosa. Essa alternativa conta apenas com alho, cebola e alho-poró, que juntos oferecem todo sabor necessário para deixar seu churrasco vegano ainda mais interessante.

Como preparar?

Corte uma cebola, alguns dentes de alho e meio talo de alho-poró. Em uma frigideira alta, coloque bastante azeite e adicione os ingredientes que foram picados. Espere refogar bem, adicione um pouquinho de açafrão e sal a gosto. Com fogo baixo, acrescente a farinha de mandioca e mexa até que a farofa fique bem torrada.