Chocolate em pó tem lactose? Descubra se intolerantes podem consumi-lo

Chocolate em pó não tem lactose e pode ser consumido por quem tem intolerância à substância, no entanto, por conter traços de leite o alimento deve ser evitado por quem é APLV
Chocolate em pó não tem lactose e pode ser consumido por quem tem intolerância à substância, no entanto, por conter traços de leite o alimento deve ser evitado por quem é APLV
Cristiane Coronel

Consultor:

Cristiane Coronel

Nutricionista Graduada pelo Centro Universitário de Brasília e pós-graduada em Nutrição Clínica e Esportiva Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul

Quem tem alergia ou intolerância à lactose precisa tomar diversos cuidados com a dieta - tais como seguir um plano alimentar rígido e olhar sempre com cautela o rótulo dos alimentos antes do consumo. Afinal, em alguns casos, é possível que o produto tenha uma porcentagem pequena - porém significativa - da substância, ocasionando crises e sintomas graves no organismo. Algumas pessoas questionam, por exemplo, se o chocolate em pó tem lactose e se ele pode ser incluído (ou não) na dieta de quem é intolerante à substância. Então, para esclarecer esse assunto, nós conversamos com a nutricionista Cristiane Coronel, que falou mais sobre as propriedades nutricionais do chocolate/cacau em pó e seus possíveis benefícios à saúde. Confira!

Afinal, chocolate em pó tem lactose?

Antes de montar uma dieta, é muito importante consultar um nutricionista para saber quais alimentos devem (ou não) fazer parte do seu cardápio - principalmente no caso de pessoas que sofrem com alguma alergia ou intolerância alimentar. No que diz respeito ao cacau em pó ou ao achocolatado, por exemplo, é importante atentar a certas propriedades nutricionais. De acordo com a nutricionista Cristiane Coronel, quem tem alergia ao leite, por exemplo, deve ter mais atenção com esse tipo de alimento.

"A diferença do cacau em pó para o chocolate em pó é que o segundo possui, em sua composição, 50% de açúcar e outros 50% de cacau em pó. O cacau em pó, por sua vez, é 100% puro, sem acréscimo de outros ingredientes. Ou seja, nenhum dos dois possui lactose em sua composição. Intolerantes à lactose, portanto, podem usar tanto cacau quanto chocolate em pó em seus preparos", afirma a especialista.

Para quem é APLV (Alergia à Proteína do Leite de Vaca) o problema é outro, já que não há uma intolerância à lactose, mas sim uma alergia às proteínas do leite. Por isso, pessoas desse grupo precisam ter uma atenção redobrada.

"Já os alérgicos, devem tomar mais cuidado, pois o chocolate em pó pode conter traços de leite, o suficiente para desencadear uma crise. Os achocolatados em pó possuem em sua composição muitos ingredientes, dentre eles açúcar, maltodextrina, gorduras, lecitina de soja, emulsificantes, aromatizantes e um pequeno percentual de chocolate em pó, além de possuírem leite em sua composição. Por isso, é tão importante ler os rótulos dos produtos, pois essas informações devem constar na descrição de ingredientes e informações importantes aos alérgicos aos componentes", complementa a nutricionista.

O chocolate em pó pode trazer benefícios ao organismo?

Embora haja certo imaginário de que o chocolate em pó faz mal à saúde, essa informação não procede completamente. Afinal, o alimento contém uma boa porcentagem de cacau (rico em vitaminas e antioxidantes) em sua composição e, quando consumido de forma moderada, pode fazer bem ao organismo.

Ainda assim, é importante ter atenção para não exagerar no uso do achocolatado diariamente, pois ele contém açúcares e aditivos químicos em sua composição. De acordo com a nutricionista, tanto o cacau quanto o chocolate em pó podem sim trazer benefícios ao organismo e ser incluídos na dieta - desde que isso seja feito de forma balanceada.

"Os estudos relacionados ao cacau mostram que seu consumo pode melhorar sintomas de TPM (por estimular a produção de serotonina), reduz a pressão arterial e protege o coração, tendo em mente que possui antioxidantes que reduzem o colesterol LDL e triglicérides. O cacau também atua na mobilidade intestinal, podendo também melhorar sintomas de constipação, trombose e glicemia (reduzindo a resistência insulínica)", finaliza Cristiane.

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