Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chimarrão faz mal? Saiba por que tomar essa bebida feita a partir da erva-mate
Guia Culinário 03/04/2018

Chimarrão faz mal? Saiba por que tomar essa bebida feita a partir da erva-mate

Quando você lê a palavra “mate” pensa em que? Para alguns ele está associado ao chá gelado, perfeito para as épocas com temperaturas mais elevadas, já outros preferem tomá-lo quente, versão que também é conhecida pelo nome de chimarrão. Essa bebida é característica da América do Sul – já que a erva-mate é nativa dessa região -, sendo especialmente popular no Uruguai e no sul do Brasil. Inicialmente ela era consumida por populações indígenas, mas hoje está completamente associada às tradições gaúchas. Inclusive, há um projeto antigo para tornar o chimarrão patrimônio imaterial de nosso país. Mas será que tanto sucesso é refletido em saúde?

Antes de mais nada precisamos pensar em um contexto histórico. Por ter sido criado por povos indígenas, a bebida quente conta apenas com ingredientes orgânicos, algo que por si só é muito mais saudável. Ainda assim, há muita gente que afirma que a erva-mate não faz nada bem para a saúde, mas a discussão é muito parecida com a do café, na qual uns afirmam ser benéfico e outros péssimo para o nosso organismo. Seja como for, uma coisa é certa: o chimarrão é rico em diversos nutrientes que são essenciais para o nosso corpo.

Chimarrão ajuda a emagrecer

Embora essa informação seja bem difundida, ainda assim muita gente não sabe se ela é verdadeira ou não. Bem, o chimarrão não é nenhum chá milagroso, mas possui propriedades que podem ser muito úteis para quem está querendo perder peso. Lembre-se: ele sozinho não fará você emagrecer, mas pode sim ajudá-lo nesse processo. Isso se deve principalmente à sua cafeína, que dá mais energia para quem vai fazer exercícios, contribuindo para que a pessoa treine por mais tempo. Ele também é laxativo e diurético, e em ambos os casos evita que o corpo fique com aquela sensação de inchaço, além de permitir que os sistemas digestório e urinário funcionem bem. Isso sem falar que ela reduz os índices de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do bom (HDL).

Bebida possui forte ação antioxidante e ajuda a evitar diversas doenças

Outra vantagem do chimarrão é que ele é uma bebida com propriedades antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam o aparecimento de doenças que vão de gripes a alguns tipos de câncer. Essa característica também impede o envelhecimento precoce e ainda é uma ótima aliada do coração, evitando problemas como derrames. Aliás, em relação ao sistema cardiovascular a bebida possui outra grande vantagem: contém polifenóis. Essa substância ajuda a eliminar aquela gordura que fica acumulada nas artérias e que pode acabar causando infartos. Ao mesmo tempo, vale lembrar que a cafeína pode causar um aumento de pressão, e por isso o chimarrão não é indicado a pessoas hipertensas.

Chimarrão possui minerais ótimos para quem pratica exercícios

Por ser feito a partir de uma erva não é de se espantar que o chimarrão seja rico em nutrientes. Ele possui, por exemplo, boas quantidades das vitaminas C, D, E e algumas do complexo B, sendo essencial para vivermos bem. Já em relação aos minerais, ele fonte de ferro, potássio, fósforo e manganês. Mas não se engane: ele não é indicado a pessoas com anemia devido à sua cafeína, que diminui a absorção de ferro no organismo. Ainda assim, vale lembrar que o potássio melhora o desempenho atlético, o fósforo garante energia e disposição e o manganês auxilia no crescimento ósseo. Como você já deve ter percebido, ele é ideal para quem pratica exercícios, não apenas por ter cafeína, que evita a fadiga, mas também por possuir outras características benéficas a atletas.

Cuidado com o excesso!

Além das contraindicações já mencionadas, é bom ficar atento mesmo que você não faça parte do grupo que deve evitar o tomar a bebida feita de erva-mate. Isso porque ao ser consumido em excesso o chimarrão pode causar problemas sérios, como câncer de esôfago e estômago. Sua cafeína também pode causar irritabilidade, insônia e até gastrite. Por isso, se você é fã desse mate lembre-se sempre que seu consumo deve ser de menos de 1 litro por dia.