Chegou o verão! Confira 7 dicas para aproveitarmos melhor os dias de sol e calor

Chegou o verão! De 21 de dezembro a 21 de março, o Brasil entra na época mais quente do ano! Veja como aproveitar os benefícios do sol no dia a dia!
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Finalmente o verão chegou! E, junto com a estação mais quente do ano (que acontece de 21 de dezembro a 21 de março), a certeza de lindos dias ensolarados, mais longos e quentes traz a possibilidade de aproveitarmos melhor a nossa vasta natureza com atividades ao ar livre! Para os amantes do intenso calor, a época também proporciona mais disposição, ânimo e energia durante a rotina. Confira algumas dicas essenciais para você e toda sua família aproveitarem melhor, com saúde e qualidade de vida, a temporada de verão no Brasil!

O verão, segundo a nutricionista Paola Lisboa, é uma época de mudanças no organismo. A temperatura elevada do dia aumenta também a temperatura corporal e o ritmo de trabalho do organismo, por isso, é preciso tem uma atenção especial à estação. "O verão é uma das estações mais esperadas do ano, podemos curtir a praia, piscina, escurece mais tarde, assim sempre há tempo para cuidar do seu corpo com alimentos leves e saudáveis e fazendo exercícios ao ar livre", analisa a nutricionista Paola Lisboa que nos ajuda a criar dicas para aproveitar tudo que essa estação pode nos proporcionar nesse primeiro trimestre do ano:

7 dicas para aproveitar melhor os dias de sol

1 - Hidrate-se: Mais de 50% do nosso corpo é composto de água, por isso, nessa época em que transpiramos muito, devemos sempre estar atentos ao consumo de líquido. "Beba muita água. No verão suamos muito e perdemos muita água, jundo dela eletrólitos e minerais, então não podemos deixar o estoque em baixa nunca", ressalta a nutricionista que indica o consumo da água de coco, já que a bebida é a cara do verão!

2 - Invista nas frutas: Para manter uma alimentação saudável e repor as substâncias necessárias para o nosso bem-estar, as frutas são ótimas alternativas, já que ajudam a refrescar e proporcionam saciedade. "Algumas frutas como a melancia e melão, por exemplo, são compostas quase inteiramente por água, sendo assim, ajudam na hidratação", analisa da Dra. Paola.

3 - Aproveite os benefícios do sol: Se expor um pouco ao sol (antes das 10h ou após as 16h) ajuda na ativação da vitamina D, no nosso organismo. A falta dessa substância pode acarretar enfermidades como fraqueza, diabetes, doenças renais e até depressão. "Tome sol pelo menos 15 minutos por dia sem protetor. Isso mesmo, o protetor solar não deixa que o nosso organismo absorva a vitamina D, causando uma epidemia chamada hipovitaminose D", explica a nutricionista.

4 - Faça exercícios ao ar livre: Aproveite os dias mais longos para se exercitar, caminhar na praia ou no parque. Estar em dia com o seu corpo é fundamental para que todo o seu organismo funcione de maneira correta. Correr, se alongar, caminhar, jogar vôlei ou qualquer outra prática de sua preferência vai ajudar a ativar a sua circulação, além disso, ter um frequência regular com as atividades físicas trará mais disposição para os outros dias.

5 - Atenção à alimentação: Evite comer alimentos pesados, como as frituras e as gorduras. Esses alimentos demoram mais tempo para serem digeridos, sobrecarregando o seu organismo e prejudicando a sua disposição. Faça escolhas mais leves, como saladas que tornarão o seu dia mais saudável e são de fáceis digestão.

6 - Garanta uma boa noite de sono: Dormir bem é essencial para que todo o seu dia funcione de maneira correta, caso contrário, a indisposição e a irritabilidade com certeza estarão presentes no dia seguinte. É hora do corpo e a mente relaxarem, é renovar as energias e descansar para aproveitar o que o verão pode te oferecer.

7 - Promova encontros: Aproveite os dias mais longos do verão para reunir a sua família e seus amigos, proponha uma atividade juntos, como ir a praia ou clube, fazer um piquenique, jogar peteca... Estar próximo de quem amamos é essencial para que outros âmbitos da nossa vida funcionem como planejamos!

* Paola Lisboa (CRN- 15100233) é nutricionista clínica e funcional e disponibiliza sua rede social para contato e outras informações: Facebook

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