Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chegou a frente fria! 6 alimentos para você se livrar das alergias respiratórias
Guia Culinário 04/05/2016

Chegou a frente fria! 6 alimentos para você se livrar das alergias respiratórias

Chega o outono, se aproxima o inverno, e aquele “friozinho” começa a fazer parte do nosso dia a dia. Muitos adoram a entrada do clima mais ameno, com menos sol e calor, já outros sofrem com essa brusca alteração de temperatura e passam a conviver com as costumeiras alergias respiratórias. A boa notícia é que, até para isso, seguir os mandamentos de uma alimentação saudável também pode servir de aliado nessa batalha! Veja como!

Além da conhecida asma e daquela conjunção de “ites” (rinite, sinusite, bronquite…), que tanto afetam a dificultam a vida das pessoas, o grande problema relacionado às alergias respiratórias durante temporadas mais frias acontece devido ao clima mais seco, ou seja, a baixa umidade do ar, que causam irritação nos olhos, garganta e nariz. Por isso, de acordo com a nutricionista Carolina Xavier, os alimentos que possuem ação anti-inflamatória e antifúngica protegem o corpo desses males, pois defendem o sistema imunológico contra a ação de invasores no organismo.

Carolina Xavier nos listou alguns desses alimentos que podem contribuir para amenizar e combater os sintomas e efeitos das alergias respiratórias durante esses períodos mais frios do ano. Veja!

Quais alimentos combatem as alergias respiratórias em tempos mais frios?

Alho: Tem ação anti-inflamatória, bactericida e fungicida. “Ameniza os sintomas da rinite alérgica e protege o sistema imunológico.” destaca a profissional.

Pimenta: Eleva a temperatura corporal e ajuda na vasodilatação dos vasos sanguíneos, desentupindo as vias áreas.

Gengibre: É anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral, que reforçam a imunidade.

Cebola: Possui atividade antimicrobiana e antifúngica, além de ser rica em vitaminas A e C, essenciais para aliviar os problemas respiratórios. Ainda possui um teor de enxofre, beneficiando na bronquite.

Limão: Rico em vitamina C, combate gripes e resfriado e tem efeito bactericida e antibiótico.

Mel: Possui atividade antibacteriana, antimicrobiana, anti-inflamatório, ajuda eliminar o catarro preso, evitando alergia.