Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá gelado: ideias para se refrescar e relaxar no verão
Movimente-se 21/12/2021

Chá gelado: ideias para se refrescar e relaxar no verão

Você sabia que o chá é a bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água? Pois é. O hábito de tomar chá vem da antiguidade e, ao longo do tempo, a bebida foi sendo adaptada para agregar ainda mais benefícios para a saúde. No verão, uma excelente ideia para se refrescar e manter o corpo hidratado é o chá gelado.

Quanto mais altas as temperaturas, maior a necessidade de ingerir líquidos. Nada melhor, então, do que variar as opções. O chá gelado é uma alternativa para outros tipos de bebidas, como os sucos, em refeições como o lanche da tarde, por exemplo. Mas, além disso, as propriedades terapêuticas do chá – em qualquer temperatura – fazem desta bebida uma escolha perfeita para relaxar por alguns minutos, a qualquer hora do dia.

Veja a seguir quais são os segredos do chá gelado, como fazer essa bebida em casa e algumas variações na receita que agregam nutrientes poderosos.

Como fazer chá gelado: ferver água é uma etapa fundamental

O chá é gelado, mas seu processo de preparação começa como o do chá tradicional, que é tomado quente. Ferver a água, atingindo a temperatura de 100ºC, é fundamental para aproveitar todos os benefícios do chá. Tudo o que você precisa fazer é aquecer 400ml de água filtrada até o ponto de fervura. Desligue o fogo e coloque dois ou três saquinhos de chá na água. Espere entre 3 e 5 minutos, até que as ervas já tenham liberado suas cores, aromas e sabores. O objetivo é obter uma mistura bem forte nesse momento. Pronto, já pode retirar os saquinhos!

Em uma jarra, despeje com cuidado o chá e deixe que ele esfrie naturalmente por até 10 minutos. Adicione mais 400ml de água, dessa vez gelada, à mistura. Deixe na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir.

Chá verde gelado fica uma delícia com gengibre: aprenda a receita

Agora que você já sabe como fazer chá gelado, pode adaptar a receita com diversos ingredientes naturais, fazendo pequenas modificações. Uma boa sugestão é preparar um chá verde gelado e adicionar um pedacinho de gengibre, aumentando ainda mais a quantidade de Vitamina C na bebida. A combinação do chá com gengibre também é excelente para acelerar o metabolismo e fortalecer a imunidade. A receita vai te surpreender!

Ingredientes: 3 saquinhos de Chá Verde Limão e Gengibre TAEQ, 400ml de água fervente, 200ml de água gelada, 1 pedaço de gengibre orgânico Taeq (aproximadamente 1cm), 1 limão Tahiti orgânico Taeq fatiado, gelo.

Como fazer: coloque os saquinhos de chá na água fervente junto com o pedaço de gengibre e deixe descansar por 3 minutos. Você pode dar uma leve amassada no gengibre, para que ele solte suas propriedades mais facilmente. Retire-o do chá antes de servir. Adicione as fatias de limão na jarra ou nos copos. Coloque gelo à vontade!

Receita de chá gelado pode ser feita com muitos sabores diferentes! Veja as opções da Taeq

Você sempre pode ter um chá gelado diferente na geladeira todos os dias! Algumas opções da Taeq são perfeitas para o dia a dia, pois já vem misturadas. Chá flores e frutas de açaí e guaraná, Chá verde baunilha e lichia e Chá de flores e frutas hibisco e rosas silvestres são alguns sabores que você pode experimentar simplesmente colocando os saquinhos de chá na água!

Em ocasiões especiais, opte por opções mais simples como o Chá branco tradicional Taeq, o Chá herbal de camomila Taeq ou o Chá verde light sabor limão Taeq, que já vem diluído e pronto para ir à geladeira. Capriche: coloque bastante cubos de gelo, rodelas de limão, folhas de hortelã ou frutas vermelhas congeladas no copo para deixar a bebida ainda mais especial!