Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá detox funciona mesmo? Saiba se o seu consumo deve ou não ser evitado
Guia Culinário 30/07/2019

Chá detox funciona mesmo? Saiba se o seu consumo deve ou não ser evitado

Quando se trata de fazer uma limpeza no organismo, muita gente gosta de recorrer aos chás desintoxicantes – feitos, geralmente, com ingredientes antioxidantes e ricos em minerais. Mas será que essas bebidas são realmente benéficas em todos os casos?

Em um vídeo divulgado pela BBC News, a jovem britânica Emma Whittaker fala sobre sua ideia de banir os chás detox do mercado. A jovem, que passava por um quadro de anorexia, acabou caindo em um ciclo vicioso de chás detox, desenvolvendo bulimia. De acordo com ela, essas bebidas contêm a substância senna – um laxante natural que pode ser muito maléfico para o organismo. Depois de ter uma experiência ruim com a bebida – e de observar a obsessão de muitas meninas com esses “chás do emagrecimento” – Emma decidiu fazer uma petição para proibir a comercialização da bebida.

Mas, a partir daí, surge uma questão que se tornou bastante polêmica: será que essa proposta de proibir todos os chás detox – e fazer uma campanha contra o consumo da bebida – não é um pouco radical demais? Para entender mais sobre o assunto, nós conversamos com a nutricionista Carolina Baliere, que esclareceu pontos importantes sobre os chás detox e contou como deve ser feito o seu consumo. Confira!

Chás detox feitos em casa, com ingredientes naturais, são benéficos e podem ser consumidos todos os dias

De acordo com a nutricionista Carolina Baliere as pessoas podem – e devem – recorrer a chás naturais, feitos em casa, com ingredientes detox. São muitos os ingredientes que rendem chás nutritivos e saudáveis: “Os chás desintoxicantes que eu gosto bastante e recomendo são os de gengibre, hortelã, limão, hibisco, chá verde, dente-de-leão, erva cidreira, de manjericão e cavalinha. Todos esses são excelentes, pois ajudam a combater os radicais livres e assim, contribuem para a eliminação de toxinas”, conta a profissional.

Quando questionada sobre se os chás detox são (ou não) benéficos ao organismo, a nutricionista destaca que, quando consumidos da forma adequada, eles fazem muito bem ao corpo. “Eles realmente são benéficos e é ótima a estratégia de tomá-los em jejum – principalmente por conta da alta produção de radicais livres que temos quando dormimos. Por isso é interessante, como estratégia alimentar, tomarmos algo rico em antioxidantes quando acordamos”, explica Carolina.

Além disso, a nutricionista também destaca a importância de variar nos ingredientes para preparar chás mais saudáveis: “Uma boa dica é acrescentar algumas especiarias no preparo do chá, tais como açafrão, cardamomo, canela e gengibre – que, além de terem essa função antioxidante, também atuam como termogênicos, ajudando a acelerar o metabolismo (o que ajuda ainda mais na queima de gordura)”, complementa.

Chás desintoxicantes são benéficos, mas é importante tomá-los com cuidado e acompanhamento profissional

A história da britânica Emma Whittaker – que desenvolveu um quadro de bulimia por conta do consumo excessivo de chás detox – traz reflexões importantes acerca da obsessão pelo emagrecimento (sentimento de muitas jovens nessa era de redes sociais) e dos riscos de consumir um produto sem o devido acompanhamento profissional. De acordo com a nutricionista Carolina, é muito importante tomar cuidado com os alimentos/ produtos que consumimos.

“A gente tem que ter bastante cuidado no consumo dos chás detox. Uma boa dica é comprar a erva separada ou, para quem gosta, também existem fórmulas chinesas que são bem indicadas. Mas o ideal, sem dúvidas, é sempre buscar um atendimento com um profissional capacitado para tomar produtos prontos”, explica Carolina.

“Existem, por exemplo, chás laxantes e de senna que nunca devem ser consumidos em excesso, pois podem irritar a mucosa intestinal e, além disso, trazer um malefício mais grave futuramente. Por isso, deve haver muito cuidado para não abusar no consumo”, complementa.

Por fim, para quem acha que existe uma ‘fórmula mágica para o emagrecimento’, a nutricionista deixa o seguinte recado: “É importante destacar que cada pessoa tem uma individualidade bioquímica e um objetivo ao tomar chás desintoxicantes. Não existe isso de ‘tomar um chá para meramente emagrecer’. O que acontece é que os chás contribuem para a eliminação de urease, de toxinas, auxiliando no processo (junto com outros fatores) de perda de peso”, finaliza a profissional.