Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 25/08/2020

Chá de salsa serve para quê? Saiba quando ele é contraindicado e como prepará-lo

Usado para controlar a hipertensão, combater a infecção urinária e prevenir o desenvolvimento de pedras nos rins, o chá de salsa pode ajudar a tratar uma série de complicações de saúde. A bebida é rica em propriedades medicinais, possui nutrientes importantes, como vitamina C, cálcio e ferro, e também é considerada um bom tipo de chá para gripe. Para saber mais sobre ele e aprender como prepará-lo, dá uma olhada na matéria!

Afinal, para que serve o chá de salsa?

Feito a partir de uma erva utilizada como tempero, o chá de salsa reúne diversos benefícios para a saúde que podem ajudar na recuperação do nosso organismo. Ele possui propriedades que fortalecem o sistema imunológico e aumentam a imunidade, previne anemias, doenças cardíacas e o desenvolvimento de pedras nos rins, é conhecido por melhorar a saúde da pele e pode combater infecções urinárias. Algumas pessoas acreditam ainda que o chá de salsa emagrece, mas a bebida, na verdade, possui uma forte ação diurética, que ajuda a eliminar os líquidos do corpo e reduzir o inchaço.

Apesar dos seus benefícios, a bebida não deve ser consumida por pessoas com problemas renais severos – como insuficiência renal aguda ou algum quadro de síndrome nefrótica, conjunto de sintomas que se caracteriza principalmente pela perda da capacidade dos rins em reter proteínas filtradas na urina. O chá de salsa também é contraindicado para mulheres grávidas, devido a algumas substâncias que podem estimular contrações prematuras e hemorragias, deve ser evitado no período de amamentação e consumido sob supervisão por pessoas hipertensas.

Como fazer chá de salsa?

Para fazer o chá de salsa, tudo o que você precisa é de pelo menos 2 colheres (sopa) de folhas de salsinha picada e 1 copo e 1/2 de água. Basta aquecer a água em um bule e adicionar a erva quando a água estiver quase fervendo. Depois, desligue o fogo, tampe o bule e deixe as folhas imersas na água por aproximadamente 15 minutos para, então, coar e beber posteriormente.

Bônus: que tal preparar um suco verde de salsa?

Rico em antioxidantes e propriedades detox, o suco verde de salsa é outra bebida que pode ajudar a aproveitar os benefícios do alimento. Basta bater 1/2 xícara de folhas de salsinha, 1 laranja (ou 100 ml de suco de laranja integral), 1 copo de água de coco, 1 colher (sopa) de suco de limão e 1/2 pepino no liquidificador e beber sem acrescentar açúcar.