Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá de sabugueiro é bom pra quê? As vantagens presentes na flor da planta
Guia Culinário 09/11/2020

Chá de sabugueiro é bom pra quê? As vantagens presentes na flor da planta

Além de ter flores brancas bonitas e aromáticas, o sabugueiro é uma planta medicinal que pode ser muito útil para tratar ou prevenir gripes e resfriados. Suas flores, inclusive, são altamente nutritivas (ricas em vitamina C e antioxidantes) – indicadas para compor bebidas detox e depurativas. Quer aprender mais sobre essa planta e seus benefícios? É só continuar lendo!

Chá de sabugueiro tem ação expectorante e anti-inflamatória

O chá de sabugueiro, feito a partir das flores da planta, se destaca por ter grande concentração de substâncias expectorantes e anti-inflamatórias que ajudam a amenizar dores de garganta, congestão nasal e outros sintomas de gripes e resfriados (como febre e dor de cabeça). O ideal, para o tratamento, é tomar uma xícara do chá ainda quente pelo menos uma vez por dia. Uma boa dica, inclusive, é acrescentar um pouco de gengibre em pó ou própolis para aumentar o potencial anti-inflamatório da bebida.

Bebida é rica em substâncias antioxidantes, cicatrizantes e depurativas

Quando consumido a longo prazo, o chá de sabugueiro também pode auxiliar na saúde da pele e dos cabelos. Isso porque ele é rico em substâncias antioxidantes (em especial, flavonoides e antocianinas), que combatem o envelhecimento precoce. Além disso, a bebida tem ação cicatrizante (útil para a recuperação de feridas e machucados) e depurativa – isto é, ajuda a eliminar as toxinas do fígado, impedindo o acúmulo de líquidos.

Flor de sabugueiro tem alto teor de vitamina C e fibras

Você sabia que a flor de sabugueiro possui grande relevância em termos nutricionais? Além de ter alto teor de vitamina C (nutriente importante para a saúde dos sistemas circulatório e imunológico), ela é rica em fibras, que ajudam a manter o funcionamento do trato gastrointestinal. O chá feito a partir dessa flor também cumpre efeito laxativo, sendo indicado para quem sofre de constipação intestinal.

Ajuda a manter a saúde do coração e dos vasos sanguíneos

Por ter um alto teor de fibras e antioxidantes, o chá de sabugueiro é considerado um grande aliado para a saúde do coração. Além de prevenir possíveis inflamações, a bebida ajuda no controle do colesterol e fornece ácidos fenólicos que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.

Como fazer chá de sabugueiro?

Para preparar um chá de sabugueiro bem nutritivo, a principal dica é usar flores frescas (recém-tiradas do pé) e tomar a bebida logo em seguida, ainda quente. Vale destacar que a planta também pode ser usada no preparo de sucos, vitaminas detox e até em caldas para bolos.

Ingredientes

– 1 colher de sopa de flor de sabugueiro

– 500 ml de água

– Mel para adoçar (opcional)

Comece fervendo a água em uma leiteira. Quando começar a borbulhar, insira as folhas, tampe o recipiente, apague o fogo e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos. Para finalizar, basta coar e servir nas xícaras. Você também pode colocar um pouco de mel para adoçar e, quem sabe, incrementar a receita com algumas especiarias (canela, gengibre ou cravo, por exemplo). Fica por sua conta!