Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Guia Culinário 24/05/2021

Chá de louro com limão é antioxidante e ajuda na digestão! Aprenda a prepará-lo

Você conhece os benefícios do chá de louro com limão? Rica em substâncias detox, anti-inflamatórias e antioxidantes, essa bebida é ótima para a digestão, fortalece o sistema imunológico e ajuda a eliminar as impurezas do organismo. Uma boa dica, inclusive, é beber uma xícara dessa bebida por dia. Além disso, é possível incrementá-la com gengibre e mel, se desejar. Aqui, nós separamos uma receita simples e listamos os principais benefícios desse chá para a saúde.

Como fazer chá de louro com limão?

Para preparar um chá de louro com limão mais terapêutico, a nossa dica é deixar as folhas de louro em infusão por alguns minutos e, no final, adicionar o sumo da fruta. Assim, é possível usufruir ao máximo das vitaminas e agentes antioxidantes fornecidos por ambos os ingredientes.

Ingredientes

– 500 ml de água

– 4 folhas de louro

– 1 limão

Em uma panela, coloque a água, as folhas de louro e deixe no fogo médio até ferver. Quando começar a borbulhar, apague o fogo, tampe a panela e espere 5 minutos. Em seguida, adicione o sumo de 1 limão, tampe novamente e espere mais 5 minutos. Coe a bebida e transfira para uma xícara. Prontinho!

Obs.: Caso você queira deixar o chá ainda mais nutritivo, uma boa dica é incluir 1 pedaço de gengibre junto com as folhas de louro e, se desejar, até mesmo incrementar com um pouco de mel e canela.

Quais são os benefícios do chá de louro com limão?

Por ter uma boa concentração de substâncias detox, flavonoides, vitamina C e compostos anti-inflamatórios, o chá de louro com limão pode trazer uma série de benefícios para o organismo. Confira:

Ajuda na perda de peso

É possível que você já tenha ouvido falar que chá de louro com limão emagrece, sendo um ótimo aliado para eliminar as gorduras corporais. Essa ideia realmente tem um quê de verdade, pois a bebida tem efeito termogênico e detox no organismo – isto é, quando consumida regularmente, ajuda a acelerar o metabolismo e a eliminar as impurezas do corpo, evitando o acúmulo de líquidos.

Auxilia na digestão

Por ser feito com uma fruta cítrica e uma folha com propriedades medicinais, o chá de louro com limão também é ótimo para acelerar a digestão. Uma boa dica é tomar uma xícara dessa bebida após o almoço para otimizar o funcionamento do aparelho digestivo.

Tem ação diurética, anti-inflamatória e antioxidante

Esse chá apresenta ação diurética, anti-inflamatória e antioxidante – ou seja, ajuda a eliminar toxinas através da urina, previne possíveis gripes, resfriados, inflamações e fortalece o sistema imunológico de forma significativa a longo prazo.

Reduz dores e regula o ciclo menstrual

Você sabia que o chá de louro com limão também ajuda a regular o ciclo menstrual, evitar cólicas e dores abdominais? Isso porque ele contém substâncias analgésicas, antioxidantes e anti-inflamatórias que evitam o acúmulo de líquidos e combatem possíveis dores na região abdominal.