Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá de camomila e outras 3 ideias de chá de flor para experimentar
Guia Culinário 26/01/2022

Chá de camomila e outras 3 ideias de chá de flor para experimentar

O chá de camomila é bastante conhecido por ter efeito calmante e sedativo. Mas sabia que ele pode trazer vários outros benefícios? Quando consumido regularmente, ele ajuda no tratamento de doenças e pode se tornar ainda mais nutritivo combinado com frutas e especiarias. Quer saber para que serve chá de camomila e como prepará-lo? Nós preparamos uma matéria falando tudo sobre essa bebida e separamos outras sugestões de chá de flor para incluir no dia a dia de alimentação.

Para que serve o chá de camomila?

Quando se trata de combater a ansiedade e relaxar a mente, tomar um chazinho de camomila realmente pode ser bem eficiente. Feita a partir das flores secas da planta, essa bebida contém óleos essenciais e propriedades medicinais que atuam sobre o organismo como um todo. Saiba mais sobre o chá de camomila, para que serve e como consumi-lo no dia a dia:

Chá de camomila: benefícios para o sistema digestivo

Embora seja mais conhecido por seu efeito tranquilizante, o chá de camomila também é um grande aliado do sistema digestivo. Por ter propriedades antimicrobianas e antioxidantes, ele ajuda a tratar dores estomacais, cólicas abdominais, a amenizar enjoos, azias e também é ótimo para eliminar gases intestinais.

Camomila ajuda a tratar ansiedade, insônia e depressão

O chá feito a partir das flores de camomila é bastante rico em flavonoides, como a apigenina, substância que tem forte potencial terapêutico: aumenta a produção de neurônios e melhora a comunicação entre eles. Por conta disso, essa substância se destaca por ter um grande potencial para tratar doenças associadas à baixa formação de neurônios, como o mal de Alzheimer, depressão e até esquizofrenia.

Por conta da presença da apigenina e outros compostos antioxidantes, o chá de camomila também consegue incrementar a atividade do cérebro e surtir um efeito de relaxamento – o que ajuda bastante a tratar problemas como ansiedade e insônia.

Chá de camomila tem ação anti-inflamatória e faz bem para a pele

Outro diferencial do chá de camomila é que ele tem forte ação anti-inflamatória, impede o crescimento de bactérias prejudiciais à saúde e ainda funciona como poderoso antioxidante. Ou seja, protege as células contra o efeito dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e garantindo uma boa saúde para a pele.

Chá de camomila com limão ajuda a dar um up na imunidade

Que tal incrementar o chá de camomila com sumo de limão? Essa mistura é altamente rica em vitamina C e antioxidantes – substâncias que fortalecem o sistema de defesa do corpo, evitando sintomas de gripes e resfriados. Tomar uma xícara desse chá por dia é uma boa dica para manter a imunidade sempre em alta, pode apostar!

Quais os benefícios do chá de camomila para o sistema cardiovascular?

Por apresentar ação antioxidante e anti-inflamatória, o chá de camomila também ajuda a prevenir problemas cardiovasculares. Ele ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e pode contribuir para a redução do colesterol ruim (LDL). Por isso, inclusive, ele é bastante indicado para quem tem diabetes e outros problemas circulatórios.

Como fazer chá de camomila

Para usufruir bem dos benefícios do chá de camomila, a principal dica é preparar a bebida e beber logo em seguida. Caso você guarde na geladeira, por exemplo, ela tende a perder propriedades e não fica tão saborosa.

Vale destacar, ainda, que você sempre pode incrementar o chá com outras plantas, frutas e especiarias, como mel, canela e gengibre. O chá de camomila com erva-doce, por exemplo, além de muito saboroso, tem um efeito ainda mais calmante e é bastante rico em compostos antioxidantes. Aprenda a fazer uma receita de chá de camomila simples:

Ingredientes

– 1 xícara de água fervida

– 1 sachê de chá herbal de camomila Taeq ou 1 colher de chá de folhas secas de camomila

Após ferver a água, insira o sachê de camomila (ou as plantas secas), tampe o recipiente e deixe em infusão por pelo menos 5 minutos. Depois, basta coar e tomar normalmente.

Conheça outros chás medicinais para consumir no dia a dia

Que tal experimentar outros chá de flores para alternar com o chá de camomila? Existem outras opções mais elaboradas em termos de sabor, bem semelhantes em questões medicinais – isto é, têm efeito fitoterápico – e são bem fáceis de preparar. Dá uma olhada:

Chá de flores e frutas hibisco e rosas silvestre Taeq tem efeito diurético

O chá de flores e frutas hibisco e rosas silvestre Taeq pode trazer vários benefícios à saúde. Ele tem efeito diurético, antioxidante, anti-inflamatório e ainda cumpre função termogênica – ou seja, favorece a queima de calorias. Esse chá tem um sabor mais forte por conta do hibisco e pode ser uma boa opção para acompanhar o lanche da tarde.

Ingredientes

– 1 xícara de água fervida

– 1 sachê de chá de flores e frutas hibisco e rosas silvestre Taeq

Com a água fervida, é só fazer a infusão: deixe o sachê de chá Taeq submerso por pelo menos 5 minutos e depois é só beber.

Chá verde de rosa e jasmin Taeq é termogênico e antioxidante

Caso você queira um chá para dar mais energia e, ao mesmo tempo, acelerar o metabolismo (para queimar mais calorias), uma boa dica é experimentar o chá verde de rosa e jasmin Taeq. Ele contém cafeína, que ajuda a acordar a mente, e ainda é fonte de substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.

Ingredientes

– 1 xícara de água fervida

– 1 sachê de chá verde de rosa e jasmin Taeq

Depois de ferver a água, deixe o sachê de chá em infusão por pelo menos 5 minutos. Tome a bebida ainda quente!

Chá flores e frutas de açaí e guaraná Taeq é bem saboroso e fonte de vitaminas

Feito com ingredientes típicos brasileiros (açaí e guaraná), esse tipo de chá medicinal tem um alto teor de vitaminas e compostos antioxidantes que fazem muito bem à saúde. Ele ajuda a fortalecer a imunidade, faz bem para a saúde do coração e ainda é bem saboroso.

Ingredientes

– 1 xícara de água fervida

– 1 sachê de chá flores e frutas de açaí e guaraná Taeq

Deixe o sachê em infusão na água fervida e beba em seguida. Você pode incrementar com um pouco de mel para dar um toque mais adocicado.