Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida
Guia Culinário 24/03/2022

Chá de alho: para que serve e duas variações poderosas da bebida

Já ouviu dizer que chá de alho com limão faz bem para a saúde? A bebida é conhecida popularmente como uma opção caseira para melhorar quadros de gripe e resfriados, entre outros benefícios. Porém, o preparo possui ainda mais efeitos positivos para o organismo e pode fazer parte da rotina alimentar. Descubra agora como fazer chá de alho, para que serve a bebida e duas variações para preparar em casa.

Para que serve chá de alho: bebida é expectorante e diurética

Afinal, chá de alho é bom para quê? A bebida é recomendada para o tratamento dos sintomas de resfriados, pois é antiviral e analgésica, e também atua como expectorante e antisséptico natural, o que melhora o quadro respiratório e diminui a tosse. O chá de alho para gripe é funcional devido aos nutrientes que o alimento termogênico apresenta em sua composição, como vitamina C e selênio, considerados poderosos antioxidantes.

Por ser diurético, o preparo auxilia na diminuição da retenção de líquido e reduz o inchaço do corpo. O alho ainda é um alimento potente para turbinar a imunidade, pois apresenta ações anti-inflamatórias e antioxidantes, fundamentais para o tratamento de feridas e manutenção da saúde da pele. E tem mais!

Benefícios do chá de alho também incluem prevenção contra hipertensão e doenças cardiovasculares

O chá de alho é um amigo do coração. Por ser fonte de adenosina, o alho é o ingrediente perfeito para quem sofre com arritmia cardíaca, pois auxilia no tratamento dos sintomas de taquicardia e reduz os efeitos da ansiedade no organismo. Além disso, o alimento é considerado um potente vasodilatador, que promove o controle da pressão arterial e diminui o risco de hipertensão.

A bebida atua também no equilíbrio dos níveis de colesterol e triglicerídeos devido à presença da alicina, um fitonutriente. O consumo da receita não deve ultrapassar a quantidade de 1 xícara por dia, e é contraindicado para pessoas que têm coagulação sanguínea lenta e/ou pressão baixa.

Chá de alho: como fazer duas variações da receita

Dá para aproveitar os benefícios da bebida termogênica de maneiras diferentes, potencializando a bebida com outros ingredientes. Em poucos minutos, você garante as receitas e pode aproveitar o chá. É só seguir as instruções abaixo:

1. Chá de alho com limão tem ação anti-inflamatória e antioxidante

Se você quer mandar o resfriado embora, o chá de alho com limão é a receita ideal. O tempo de cozimento é de apenas 5 minutos e a quantidade está adaptada para 1 porção da bebida. Veja como fazer:

Ingredientes

  • 4 dentes de alho orgânico Taeq com casca;
  • 1 limão tahiti orgânico Taeq;
  • ½ xícara de chá de água;
  • Mel silvestre orgânico Taeq a gosto.

Lave o limão e corte-o em 4 partes. Retire 4 dentes de uma cabeça de alho, sem retirar a casca. Em uma leiteira ou panela comum, leve os ingredientes para ferver com água em fogo médio.

Quando ferver, deixe cozinhar os alimentos por aproximadamente 2 minutos. Em seguida, desligue o fogo e amasse o limão com o auxílio de um garfo. Coe com uma peneira, adoce a gosto e sirva ainda quente.

2. Chá de alho com gengibre apresenta propriedades analgésicas

O chá de alho com gengibre é considerado uma bebida funcional para o alívio de dores e fortalecimento do sistema imunológico. O cozimento não passa de 12 minutos e a receita rende até 2 porções. Olha só:

Ingredientes

  • 3 dentes de alho orgânico Taeq com casca;
  • 5 rodelas de gengibre orgânico Taeq;
  • 1 limão tahiti orgânico Taeq cortado em quatro;
  • 2 xícaras chá de água;
  • Mel silvestre orgânico Taeq a gosto.

O primeiro passo é lavar o limão. Depois, corte-o em 4 partes. Ferva a água em uma leiteira ou panela comum e acrescente o restante dos ingredientes. Amasse o limão para que libere o suco e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Após desligar o fogo, tampe a panela com um prato para que a infusão do chá seja realizada completamente. Conte mais 5 minutos e, quando terminar o tempo, coe a bebida e adoce a gosto. Sirva quente ou espere amornar.