Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Chá de alface tem benefícios calmantes: veja como preparar a bebida
Guia Culinário 08/02/2022

Chá de alface tem benefícios calmantes: veja como preparar a bebida

Além de consumir alface em saladas nutritivas, que tal fazer bebidas a partir de suas folhas? O chá de alface, em especial, tem propriedades terapêuticas, é fácil de preparar e pode ser incrementado com ervas, frutas e especiarias bem nutritivas – como folhas de camomila, de hortelã, gengibre e até um pouco de limão. Quer saber mais sobre o chá de alface: para que serve, quais seus benefícios e como prepará-lo? É só continuar lendo!

Como fazer chá de alface simples

Se a ideia é preparar um chá de alface bem nutritivo – rico em zinco, cálcio, potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, C, E e K – o ideal é também usar o talo do vegetal, que retém uma grande quantidade de nutrientes e ainda é fonte de substância lactucina, que cumpre efeito calmante no organismo. Portanto, você pode escolher alface crespa ou americana para esse preparo. É uma boa ideia para aproveitar o alimento integralmente. Para aumentar essa propriedade tranquilizante, você pode adicionar um punhadinho de camomila e ingredientes detox, como o gengibre, que ajudam a limpar o organismo.

Ingredientes

– 350 ml de água

– 3 folhas de alface Taeq médias picadas

– Camomila (opcional)

Em uma panela, coloque a água, as folhas de alface picadas e as de camomila (opcional). Leve ao fogo médio até ferver. Quando começar a borbulhar, espere 2 minutos. Em seguida, apague o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por mais 10 minutos. No final, basta coar e beber o chá ainda quente.

Para que serve chá de alface: bebida ajuda a acalmar

Assim como o chá de camomila ou de folhas de maracujá, o chá de alface é conhecido por terefeito calmante e ainda é rico em vitaminas e minerais, sendo ótimo para fortalecer o sistema imunológico. Saiba mais sobre os benefícios dessa bebida para a saúde:

Benefícios do chá de alface para o sistema imunológico

Por ser fonte de vitaminas A, C, E, K, agentes antioxidantes e zinco (mineral que tem ação anti-inflamatória), o chá de alface é bastante benéfico para o sistema de defesa do corpo. Quando consumido regularmente, ele mantém a imunidade adequada, evitando gripes, resfriados e sintomas de alergia.

É verdade que chá de alface baixa a pressão?

Outro ponto positivo do chá de alface é que ele faz muito bem para a saúde do coração – ajuda a reduzir os níveis de colesterol, a regular e baixar a pressão arterial, tendo forte efeito diurético no organismo. Além de hidratar o organismo, esse chá é fonte de potássio – mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do sangue. Uma boa dica, inclusive, é preparar essa bebida com ingredientes detox e termogênicos, que ajudam a prevenir o acúmulo de líquidos e toxinas.

Chá de alface para dormir: bebida tem propriedades calmantes

Para quem tem insônia ou dificuldades para dormir, o chá de alface pode ser um grande aliado. Ele contém duas substâncias – lactucina e lactupicrina, que atuam como calmantes naturais e antioxidantes. Presentes principalmente nos talos da alface, essas substâncias também têm ação analgésica e anti-inflamatória.

Benefícios do chá de alface para ansiedade e estresse

Por ser fonte de substâncias medicinais calmantes e sedativas, o chá de alface ajuda bastante a amenizar o estresse e a ansiedade. Uma boa dica, inclusive, é tomar uma xícara dessa bebida antes de dormir.

Esse chá também é rico em cálcio, potássio e funciona como anti-inflamatório e analgésico (graças aos antioxidantes e substâncias como a lactucina). Por isso, ajuda a amenizar a fadiga dos músculos e ossos, contribuindo para o relaxamento do corpo.

Chá de alface pode ter efeito laxativo

Você sabia que o chá de alface também pode auxiliar no processo de digestão? Para quem tem prisão de ventre, por exemplo, essa bebida tende a ajudar bastante, surtindo efeito laxativo.

Vale destacar, no entanto, que esse tipo de chá não pode ser consumido de forma exagerada. Caso contrário, pode gerar uma intoxicação no corpo, ocasionando sintomas de náuseas, vômitos e um efeito sedativo excessivo. Por isso, lembre-se de consumir apenas uma xícara de chá de alface por dia. Sem exagerar, ok?