Cevada e cevadinha são a mesma coisa? Aprenda a consumi-las

Uma boa forma de consumir a cevadinha é acrescentando o grão em saladas de folhas, legumes e verduras
Uma boa forma de consumir a cevadinha é acrescentando o grão em saladas de folhas, legumes e verduras

Apesar de não serem tão conhecidas quanto outros tipos de cereais - como o arroz, a aveia e o trigo -, a cevada e a cevadinha podem ser boas aliadas para quem se preocupa com uma alimentação saudável. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, elas podem ser aproveitadas de muitas outras formas além da fabricação cerveja e são fontes de nutrientes importantes para a saúde. Para entender qual é a diferença entre cevada e cevadinha e qual é a melhor forma de consumir esses cereais, dá uma olhada na matéria!

Afinal, cevada e cevadinha são a mesma coisa?

Sabe aquela história de que grão e cereal é "tudo a mesma coisa"? Pois é! A cevada e a cevadinha são dois exemplos que podem nos ajudar a desmistificar esse conceito e entender a diferença entre cada tipo de alimento.

A cevada, uma espécie de gramínea cerealífera (assim como o trigo), nada mais é do que o próprio cereal durante o processo de cultivo. Ela é parecida com grama de trigo, centeio, aveia e de outros cereais que também fazem parte desse grupo alimentar.

Já a cevadinha é o grão obtido através da germinação desse cereal. Ou seja, em outras palavras, ela é o resultado final da colheita. Da mesma forma que os próprios grãos do trigo e outros alimentos como a ervilha, o feijão e o grão-de-bico.

Cevadinha pode ser consumida em saladas, sucos ou vitaminas

Uma das formas mais comuns de consumir a cevada é acrescentando os grãos cozidos ou crus de cevadinha em saladas de folhas, legumes e verduras - tornando-as ainda mais saborosas e nutritivas. A cevadinha também pode ser consumida sob a forma de farelo, podendo ser acrescida em porções de frutas, sucos e vitaminas - além de incrementar o preparo de biscoitos, bolos, tortas e sopas.

Uma curiosidade do alimento é que a cevadinha torrada e em pó consegue se transformar no 'café de cevada', uma bebida que não contém cafeína e que pode ser preparada como o café comum, possuindo características similares à versão original. Curioso, né?

Cereal é fonte de fibras, vitaminas, proteínas e sais minerais

A cevada e o seu principal produto (a cevadinha) são excelentes fontes de fibras! Elas também apresentam uma boa quantidade de vitaminas do complexo B, sais minerais como fósforo, cobre, cálcio e magnésio, proteínas e até mesmo antioxidantes.

Com todos esses nutrientes, o alimento ajuda a prevenir o envelhecimento precoce das células, fornece boas doses de energia para o organismo e ainda mantém o trânsito intestinal em dia. Ou seja, perfeito para quem deseja montar um cardápio diário saudável e equilibrado!

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