Cenoura roxa possui benefícios incríveis! Conheça os mais importantes

Cenoura roxa é fonte de antocianina (um importante antioxidante), vitaminas e fibras fundamentais para a saúde
Cenoura roxa é fonte de antocianina (um importante antioxidante), vitaminas e fibras fundamentais para a saúde

Você sabia que existe uma versão de cenoura roxa que - além de saborosa - é benéfica para a nossa saúde? A maioria das pessoas conhece a cenoura laranja, que é realmente a mais popular de todas. Mas, para garantir uma dieta mais variada, a nossa sugestão é incluir as outras versões desse tubérculo no seu cardápio. Dá uma olhada nos benefícios da cenoura roxa!

Cenoura roxa é fonte de antocianina, importante antioxidante

Enquanto a cenoura laranja é fonte de betacaroteno - antioxidante responsável pela pigmentação alaranjada do alimento -, a cenoura roxa possui a antocianina, antioxidante que concede a coloração arroxeada. Para quem não sabe, essas substâncias ajudam a fortalecer a imunidade, têm efeito anti-inflamatório e ainda contribuem para o funcionamento do sistema cardiovascular. Não é pouca coisa, né? Por isso, o ideal é sempre manter uma dieta variada, buscando comer um pouco de cada tipo de cenoura e outros vegetais. Fica a dica!

Tubérculo ajuda na perda de peso

Por ser fonte de vitaminas (A e C, por exemplo) e fibras, a cenoura roxa também auxilia na perda de peso. De acordo com pesquisadores, essas vitaminas ajudam a combater o acúmulo de gordura, pois atuam acelerando o metabolismo. As fibras alimentares, por sua vez, garantem mais saciedade (permitindo que você coma porções menores, em espaços de tempo mais curtos). Além disso, elas também auxiliam no funcionamento do sistema digestivo. Interessante, né?

Cenouras roxas são aliadas da saúde da visão, ossos, dentes e pele

A vitamina A presente nas cenouras roxas também é fundamental para a saúde da visão, sabia? Ela protege a retina e previne a degeneração macular, auxiliando a manter os olhos sempre saudáveis. Além disso, essa vitamina ajuda a fortalecer os ossos, dentes e também faz bem para a pele.

Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Para controlar os níveis de glicose no sangue é muito importante manter uma dieta regrada, com diferentes tipos de vegetais. A cenoura roxa, em especial, é fonte de antioxidantes, fibras e não possui amido em sua composição. Por isso, ela é muito indicada para a dieta de diabéticos, justamente por ajudar a manter os níveis de glicose no sangue normalizados.

Contribuem para a diminuição do colesterol ruim

Muita gente não sabe, mas as cenouras também combatem o colesterol ruim (LDL). Isso porque elas ajudam o fígado a eliminar toxinas e gorduras, o que auxilia diretamente no controle do colesterol do corpo. Uma boa dica para quem quer ter um estilo de vida saudável é incluir na dieta sucos detox de cenoura, limão, gengibre e outros vegetais - assim, você mantém o colesterol sob controle e ainda traz benefícios para pele, olhos e coração.

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