Ceia de Natal vegana: aprenda a preparar refeições sem nada de origem animal

Fazendo algumas substituições é possível preparar uma ceia de Natal sem nenhum alimento de origem animal
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Quem disse que veganos e vegetarianos não podem aproveitar a ceia de Natal? Fazendo algumas substituições de alimentos de origem animal e seus derivados é possível aproveitar o cardápio sem precisar abrir mão do sabor que só essa época do ano tem.

Pensando nisso, para te ajudar a fazer a ceia perfeita sem abrir mão da dieta, preparamos uma lista com pratos deliciosos só com alimentos liberados. Vem conferir!

1. Rabanada

Se tem um prato que não pode faltar nas festas de final de ano, sem dúvidas, é a rabanada - e, sim, veganos e vegetarianos não precisam abrir mão dessa iguaria se apostarem na receita certa! O segredo aqui é trocar o leite de origem animal por algum de origem vegetal - como o de amêndoas, por exemplo - e o leite condensado pelo leite de coco. Para completar o sabor, você pode adicionar à receita ingredientes como linhaça moída e melado - e, no final, é só salpicar canela e pronto!

2. Salpicão

O salpicão é outro prato que não costuma ficar de fora do cardápio de Natal e ano novo. Então, que tal aprender uma receita liberada para quem segue uma dieta vegana ou vegetariana? É bem simples: além dos ingredientes tradicionais que são liberados - como milho, cenoura e azeitona, por exemplo -, é só usar carne de jaca no lugar do frango e maionese vegana em vez da tradicional.

3. Bolo de maçã

Que tal preparar um bolo vegano - como o de maçã, por exemplo - para completar o cardápio? Nesse caso, em vez do leite comum, você vai usar leite vegetal ou água para fazer a massa. Além disso, para deixar o lanche ainda mais saudável, também pode trocar o açúcar refinado pelo demerara ou mascavo. Vai ficar uma delícia e supernutritivo!

4. Seitan

Para substituir o pernil ou peru na sua ceia de natal, você pode recorrer ao seitan - uma carne especial feita de glúten. Além de poder ser comprada pronta, ela pode ser preparada em casa através de uma mistura de água e farinha branca, que precisa ficar de molho por horas até que saia todo o amido e sobre somente a parte rica em proteínas. Sirva com salada se desejar um prato mais levinho ou qualquer outro acompanhamento de sua preferência!

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