Ceia de Natal vegana: 7 sugestões de pratos para servir

Para fazer uma deliciosa ceia de Natal vegana sem nenhum alimento de origem animal, uma boa sugestão é preparar uma travessa de legumes assados com bastante azeite, ervas frescas e temperos
Para fazer uma deliciosa ceia de Natal vegana sem nenhum alimento de origem animal, uma boa sugestão é preparar uma travessa de legumes assados com bastante azeite, ervas frescas e temperos

Embora seja uma época do ano conhecida pela fartura de carnes como peru, frango, chester e tender, o Natal pode ser celebrado de diferentes formas entre a família e os amigos. É possível, por exemplo, fazer uma deliciosa ceia de Natal vegana substituindo alimentos de origem animal sem precisar abrir mão do sabor do cardápio. E para te ajudar a comemorar a data com receitas veganas, nós separamos 7 sugestões de pratos para servir na hora da ceia. Dá uma olhada na matéria!

1. Frutas secas

Favoritas nessa época do ano, as frutas secas (ou desidratadas), como damasco, ameixa, tâmara e uva passa são ótimas opções para quem deseja montar uma ceia de Natal vegana. Além de enfeitarem a mesa, elas podem substituir outras entradas e petiscos calóricos, fornecendo muitos nutrientes - como fibras, vitaminas A e do complexo B e minerais.

2. Tabule

Feito, tradicionalmente, com triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã, pimenta e bastante suco de limão, o tabule é outra boa sugestão de receita vegana para incrementar a ceia. A salada é um aperitivo comum na culinária árabe e costuma ser servida por cima de folhas de alface. Graças aos seus ingredientes, essa é uma opção nutritiva, saborosa e bem fácil de preparar em casa!

3. Arroz com lentilha

Se você não quiser perder tanto tempo na cozinha, complemente a ceia de Natal com outro prato de sucesso que fica pronto em menos de 20 minutos: o clássico arroz com lentilha. Basta prepará-lo normalmente com alho e cebola e, depois, acrescentar a lentilha. Para deixar a refeição ainda mais saudável, opte pela versão integral do arroz - rica em fibras, vitaminas B1, B2, B6, B12 e magnésio.

4. Legumes assados

Que tal incrementar o cardápio de fim de ano preparando uma travessa de legumes assados? Prontos em, no máximo, 20 minutos, apostar em uma mistura de batata, cenoura, mandioquinha e azeite, junto com temperos e ervas frescas, é uma opção que costuma fazer bastante sucesso. Basta fatiar os legumes da maneira que preferir e levar ao forno com os outros ingredientes até dourarem.

5. Salpicão

Quem disse que o salpicão não pode fazer parte de um cardápio vegano? Para fazer uma versão especial de Natal e manter a tradição de consumir o prato na data festiva, basta substituir o frango por tofu ou carne de jaca desfiada, preparar uma maionese vegana à base de alho e azeite e usar os ingredientes tradicionais já liberados - como milho, cenoura, azeitona e passas.

6. Quibe vegano

Para substituir o chester, o peru e o tender da ceia de Natal, o quibe vegano não costuma deixar a desejar em sabor e propriedades. Sua receita acompanha proteína de soja, farinha de trigo para quibe e outros ingredientes de origem vegetal.

7. Rabanada

A tradicional rabanada de Natal também pode fazer parte da ceia vegana! Para não ter que abrir mão dessa iguaria, o segredo é usar um leite vegetal de amêndoas, coco ou arroz para preparar o prato e substituir o leite condensado pelo leite de coco, apostando em uma versão saudável do prato natalino.

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