Ir para o conteúdo 6 Pular para o menu principal 5 Pular para rodapé 8
Ceia de Natal vegana: 14 receitas deliciosas e dicas para inspirar você
Guia Culinário 12/12/2023

Ceia de Natal vegana: 14 receitas deliciosas e dicas para inspirar você

O Natal é uma época de celebração e união para todos – inclusive para aqueles que não querem nada de origem animal no cardápio. Pensando nisso, vamos dar uma mãozinha e trazer algumas dicas para quem quer uma ceia de Natal vegana.

Neste guia completo, apresentaremos 14 receitas para sua ceia de Natal vegana completa. Seja para uma entrada, prato principal ou sobremesa, temos opções que irão agradar a todos. Prepare-se, vamos começar!

14 receitas para sua ceia de Natal vegana

Se você está em busca de inspirações para enriquecer seu jantar de Natal vegano, temos algumas sugestões para encantar o paladar dos seus convidados e sem nada de origem animal. Confira:

1. Salada morna de lentilha (entrada)

Sobre uma mesa de madeira, há três vasilhas com salada morna de lentilha, dica de entrada para uma ceia de Natal vegana

Uma opção rica em fibras e ferro, esta salada morna de lentilha é uma escolha nutritiva e saborosa para abrir sua ceia de Natal. Confira a receita completa.

2. Salada de lentilha orgânica (entrada)

Sobre uma travessa, há uma vasilha de vidro com salada de lentilha orgânica pronta para ser servida na ceia de Natal vegana

Outra opção de salada de lentilha, desta vez preparada com ingredientes orgânicos para um toque especial. Descubra o passo a passo aqui.

3. Arroz integral e kafta vegana (prato principal)

Sobre tábua de madeira para ceia de Natal, há kafta vegana, arroz integral, fatias de limão e folhas de hortelã

Comece sua ceia com este prato cheio de sabores e texturas. O arroz integral combina perfeitamente com a cebola caramelada e a kafta vegana. Veja a receita e aprecie.

4. Estrogonofe vegano (prato principal)

Sobre uma tábua para ceia de Natal vegana, há panela com strogonoff vegano, vasilha com arroz, torradas e folhas decorativas

Outra opção de estrogonofe vegano, desta vez sem grão-de-bico. Delicioso e fácil de preparar. Veja a receita aqui.

5. Estrogonofe de shimeji e palmito (prato principal)

Prato com strogonoff de shimeji e palmito, acompanhado de arroz e torradinhas, como sugestão para uma ceia de Natal vegana

Uma opção sofisticada e deliciosa para a ceia. Este prato vegano é preparado com shimeji e palmito. Confira como fazer.

6. Moqueca de banana-da-terra (prato principal)

Sobre uma bandeja de uma ceia de Natal vegana, há uma vasilha com moqueca de banana da terra e um montinho de arroz

Uma opção tropical e repleta de sabor, esta moqueca de banana-da-terra irá surpreender seus convidados. Descubra como preparar a sua.

7. Almôndegas de berinjela com massa integral (prato principal)

Almôndegas de berinjela com massa integral, prato principal para uma ceia de Natal vegana, sobre uma toalha de mesa

Uma alternativa saudável e deliciosa às almôndegas tradicionais, estas são de berinjela e servidas com massa integral. Veja como fazer.

8. Espaguete de abobrinha com molho de cogumelos (prato principal)

Sobre toalha de mesa montada para uma ceia de Natal vegana, há um prato com espaguete de abobrinha com molho de cogumelos

Quer um prato leve, sofisticado e irresistível? Aproveite este espaguete de abobrinha com cogumelos para tornar sua ceia ainda mais inesquecível. Confira.

9. Couve-flor assada (acompanhamento)

Em uma mesa preparada para uma ceia de Natal vegana, há uma travessa com couve-flor assada servida sobre uma toalhinha

A couve-flor assada é uma guarnição crocante e cheia de sabor para a sua ceia de Natal. Veja como prepará-la aqui.

10. Legumes assados com tofu defumado (acompanhamento)

Travessa com legumes assados com tofu defumado servida sobre uma mesa de madeira preparada para uma ceia de Natal vegana

Este prato de legumes assados é realçado com o sabor defumado do tofu. Perfeito como acompanhamento para sua ceia de Natal. Acesse nossa receita.

11. Pudim de tapioca vegano (sobremesa)

Sobre uma tábua de madeira, há um copo de vidro com pudim de tapioca vegano, dica de sobremesa para uma ceia de Natal vegana

Termine sua ceia com chave de ouro com este pudim de tapioca vegano. Uma sobremesa irresistível. Veja como reparar.

12. Mousse de chocolate vegana (sobremesa)

Um copo com mousse de chocolate vegano, sobremesa preparada para ceia de Natal vegana, em cima de uma mesa de madeira

Outra opção doce para sua ceia, esta mousse de chocolate vegana é indulgente e perfeita para os amantes de chocolate. Acesse a receita aqui.

13. Petit gateau vegano (sobremesa)

Dois copos com petit gateau vegano, dica de sobremesa para uma ceia de Natal vegana, decorados com morangos

Para tornar tudo mais gostoso na hora da sobremesa de sua ceia, outra dica é fazer o tradicional petit gateau nesta versão feita com óleo de coco, castanhas e frutas. Confira a receita completa e aproveite.

14. Sorvete de chocolate com avelã e pasta de amendoim (sobremesa)

Vasilha com sorvete de chocolate com avelã e pasta de amendoim servida como sobremesa para uma ceia de Natal vegana.

Natal, verão e uma sobremesa geladinha para tornar sua ceia saborosa, memorável e sem nada de origem animal. Que tal? Aproveite essa receita exclusiva e caseira de sorvete de chocolate com avelã e pasta de amendoim que fica dos deuses! Veja como fazer.

Bônus: dicas de pratos veganos para a ceia de Natal

Quer ainda mais ideias para sua ceia vegana? Então, confira estas sugestões especiais que vão encantar a todos os paladares:

1. Frutas secas

Clássico de fim de ano, as frutas secas (ou desidratadas), como damasco, ameixa, tâmara e uva-passa são ótimas opções para quem deseja montar uma ceia de Natal vegana. Além de enfeitarem a mesa, elas podem substituir outras entradas e petiscos, fornecendo muitos nutrientes, como:

  • fibras;
  • vitaminas A e do complexo B;
  • minerais.

2. Tabule

Feito, tradicionalmente, com triguilho, tomate, cebola, salsa, hortelã, pimenta e bastante suco de limão, o tabule é outra boa sugestão de receita vegana para incrementar a ceia. A salada é um aperitivo comum na culinária árabe e costuma ser servida por cima de folhas de alface. Graças aos seus ingredientes, essa é uma opção nutritiva, saborosa e bem fácil de preparar em casa!

3. Arroz com lentilha

Se você não quiser perder tempo na cozinha, complemente a ceia de Natal com outro prato de sucesso que fica pronto em menos de 20 minutos: o clássico arroz com lentilha. Para deixar a refeição ainda mais saudável, opte pela versão integral do arroz – rica em fibras, vitaminas B1, B2, B6, B12 e magnésio.

4. Bolo de maçã vegano

Que tal preparar um bolo vegano para completar o cardápio? Nesse caso, em vez do leite comum, você vai usar leite vegetal ou água para fazer a massa. Fica ótimo acompanhado com sorvete!

5. Quibe vegano

Para substituir o chester, peru ou tender da ceia de Natal, o quibe vegano é uma dica rica em sabor e benefícios. Sua receita acompanha proteína de soja, farinha de trigo para quibe e outros ingredientes de origem vegetal.

6. Rabanada com leite vegetal

A tradicional rabanada de Natal também pode fazer parte da ceia vegana! Para não ter que abrir mão dessa iguaria, o segredo é usar um leite vegetal de amêndoas, coco ou arroz para preparar o prato e substituir o leite condensado pelo leite de coco, apostando em uma versão saudável do prato natalino.

7. Salpicão com carne de jaca

Quem disse que o salpicão não pode fazer parte de um cardápio vegano? Para fazer uma versão especial de Natal e manter a tradição de consumir o prato na data festiva, basta substituir o frango por tofu ou carne de jaca desfiada, preparar uma maionese vegana à base de alho e azeite e usar os ingredientes tradicionais já liberados – como milho, cenoura, azeitona e passas.

Lembrando que todas essas opções são livres de ingredientes de origem animal, garantindo uma ceia de Natal vegana repleta de sabor e saúde.

Aproveite cada momento de preparo e compartilhe o amor através da comida nesta data tão especial. Feliz Natal!