Casca de maracujá: 5 motivos para nunca desperdiçar essa parte fibrosa da fruta

A geleia é uma ótima forma de aproveitar os benefícios da casca de maracujá
A geleia é uma ótima forma de aproveitar os benefícios da casca de maracujá

Nada mais gostoso que um suco de maracujá para relaxar, não é mesmo? A fruta é famosa pelo seu sabor inigualável e suas propriedades calmantes. Mas o que poucos sabem é que não é só da polpa que saem seus maravilhosos benefícios. A casca do maracujá pode ser um aliado poderoso para a sua saúde em diversos sentidos. Para você que ainda não sabe o que está jogando no lixo, veja quatro motivos que vão te fazer reaproveitar a casca do maracujá e ainda usufruir suas vantagens:

1. Dá pra fazer farinha e geleia com a casca de maracujá

Se você acha que não dá para fazer nada com a casca de maracujá, errou. Ela pode virar uma receita deliciosa, como geleia, ou usada para fazer uma farinha rica em nutrientes. Para esse segundo caso, você só vai precisar colocar as cascas por alguns minutos no forno até elas ficarem torradas e processar tudo com um mixer ou multiprocessador. Ela pode ser consumida com frutas, na vitamina ou em sucos. Para a geleia, você só precisa de água, açúcar, suco de maracujá e as próprias cascas. Leve-as na panela de pressão com água e cozinhe por 30 minutos. Depois é só aproveitar a parte branca da casca e batê-la no liquidificador com o suco de maracujá. Quando obtiver um creme, jogue na panela junto com o açúcar, cozinhe por 1 hora e pronto!

2. Ela melhora o intestino

A casca de maracujá é rica em fibras, e por isso traz ótimos benefícios para o funcionamento intestinal. Por suas propriedades, ela também dá sensação de saciedade, o que pode ajudar em dietas de restrição alimentar ou para quem precisa perder peso. E mais: nessa melhoria do intestino, ela ainda tem função detox.

3. É aliada dos diabéticos

A casca de maracujá tem um efeito poderoso sobre a diabetes, principalmente a mellitus tipo 2. Sua farinha ajuda no controle da glicose e diminui os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de insulina muito comuns nos diabéticos. Para quem não possui a doença, a farinha colabora para prevenir a doença.

4. Melhora o colesterol

Se seus níveis de colesterol ruim e triglicerídeos estão preocupantes, a casca de maracujá pode ser extremamente benéfica. Graças à pectina, um de seus nutrientes, o alimento faz uma "limpeza total" no seu organismo, removendo não só as toxinas, como também normalizando as taxas de colesterol e triglicerídeos.

5. É rica em diversos minerais

A casca de maracujá ainda é rica em vitamina B3, que melhora a circulação e alivia a enxaqueca; ferro, que combate a anemia; fósforo, que melhora o funcionamento dos músculos; cálcio, que fortalece ossos e dentes; e o sódio, que auxilia nossas funções vitais do organismo.

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