De origem italiana, o carpaccio funciona como um antepasto, sendo usado como aperitivo ou entrada para refeições principais. A receita original é preparada com fatias finas de carne crua, queijo, azeite, mostarda e outros ingredientes. No entanto, existem outras versões - inclusive opções veganas - que foram inventadas com o passar do tempo. Aqui, nós separamos uma receita de carpaccio de pupunha e abobrinha com pesto que faz sucesso em qualquer ocasião. Dá uma conferida!
Modo de preparo
- Em um prato raso, disponha as fatias de pupunha intercaladas com as fatias de abobrinha, cobrindo toda a volta do prato;
- Sobre cada fatia de abobrinha coloque uma porção de cottage e uma de pesto;
- Disponha no centro do prato as folhas de rúcula e tempere com sal;
- Regue todos os ingredientes com um fio de azeite;
- Sirva em seguida.
Pupunha é fonte de fibras, zinco, potássio e vitaminas
Para quem não conhece, a pupunha é um tipo de palmito bem nutritivo e saboroso - usado no preparo de saladas, risotos, quiches, sanduíches e diferentes receitas. Fonte de fibras e vitaminas importantes, esse alimento ajuda a reduzir o colesterol "ruim", a controlar o nível de glicose no sangue e fortalece a imunidade (por conter vitamina C).
Além disso, ele é rico em minerais indispensáveis, como o zinco (importante para o sistema cardiovascular) e potássio (fundamental para a saúde dos músculos). Vale destacar que o palmito é ótimo para compor receitas veganas e vegetarianas, pois tem um alto valor nutritivo.
Abobrinha tem alto teor de água, vitamina A, C e ácido fólico
A abobrinha também é muito usada em receitas vegetarianas, sabia? Essa hortaliça tem alto teor de água e, por isso, funciona como diurético - ajuda a eliminar as toxinas e a hidratar o organismo. Além disso, ela é fonte de vitaminas do complexo B - em especial o ácido fólico (vitamina B9), que é muito importante para a saúde do sistema nervoso e cardiovascular. Por ter alto teor de vitamina A e C, a abobrinha também tem ação antioxidante e ajuda fortalecer o sistema imunológico.
Cottage é rico em vitaminas do complexo B e minerais como zinco, potássio e selênio
O cottage é um tipo de queijo bastante popular e consumido no Brasil. Ele funciona como opção mais saudável para o preparo de sanduíches, aperitivos e outras receitas -, é pouco calórico e fonte de nutrientes importantes, como vitaminas do complexo B (importantes para o sistema nervoso e cardiovascular), assim como zinco, potássio e selênio - minerais fundamentais para a saúde dos músculos e do organismo de uma forma geral.
Rúcula é fonte de ferro, ômega 3, cálcio, potássio, fibras e vitaminas importantes
Pertencente ao grupo dos vegetais verde-escuros, a rúcula é conhecida por ter alto teor de ferro (mineral responsável pelo transporte de oxigênio entre as células). Além disso, ela fornece outros nutrientes indispensáveis para o organismo, como o cálcio (importante para a saúde dos ossos e dentes), potássio, fibras e vitaminas A e C. Outro ponto interessante é que a rúcula, por ser rica em ômega 3, ajuda a controlar os níveis de colesterol e a manter o bom funcionamento do intestino. Interessante, né?