Carne magra ou carne gorda: Qual é a diferença? Veja os cortes mais saudáveis

Carne gorda ou carne magra? Além da quantidade de gordura, cada grupo possui diferenças importantes que precisam ser observadas em um plano alimentar
Carne gorda ou carne magra? Além da quantidade de gordura, cada grupo possui diferenças importantes que precisam ser observadas em um plano alimentar

Carnes magras ou carnes gordas? A diferença parece óbvia (uma é magra e outra gorda), mas existem muitas outras peculiaridades importantes que distinguem esses dois tipos de cortes. Donas de nutrientes essenciais, as carnes vermelhas desempenham papel importante na nossa alimentação saudável, porém, é essencial conhecer, e escolher, qual é o mais indicado para o seu plano alimentar.

Lagarto, picanha, acém, contrafilé... São tantas opções disponíveis nos freezers dos supermercados que fica difícil escolher. Por isso, antes de selecionar o corte para levar para a panela, é importante conhecer os grupos das carnes para saber qual atende melhor as suas necessidades nutricionais. A nutricionista clínica Sheila Basso explica:

"Os cortes das carnes são divididos em dois grupos: magras e gordas. As carnes magras são chamadas assim por não possuírem gordura, sendo mais benéficas e menos agressivas para o nosso organismo. Já as carnes gordas, são mais gordurosas, porém, é possível retirar a gordura aparente para garantir uma ingestão menor", analisa a profissional, reiterando outros fatores importantes a serem considerados:

"Deve ser observado que cortes de carne que contêm pouco colágeno (como paleta, acém, peito e capa de filé) pedem métodos de cocção que hidratem o alimento, como o calor úmido (cozinhar ou ensopar). O calor seco (grelhar, assar e brasear) podem ser utilizados em cortes de carne mais macios (como alcatra, picanha, filé mignon e contrafilé)", completa a nutricionista.

Carnes gordas ou magras: Quais são os integrantes de cada grupo?

- Carnes magras: Lagarto, filé mignon, coxão duro ou chã de fora, coxão mole ou chã de dentro, patinho, alcatra, maminha de alcatra e músculo.

- Carnes gordas: Picanha, fraldinha, acém, capa de filé, filé de costela, contrafilé, ponta de agulha, paleta, aba de filé e pescoço.

"Os cortes mais macios são filé mignon, lombo e costelas; os mais duros são acém, paleta, coxão duro e músculo. Porém, os cortes menos tenros podem tornar-se macios e saborosos, quando preparados por métodos apropriados; da mesma forma, um corte macio preparado por métodos inadequados pode tornar-se rijo", analisa a nutricionista.

A importância do consumo de carnes em uma alimentação saudável

Embora tenham, historicamente, sejam consideradas vilãs e prejudiciais para nossa saúde, as carnes vermelhas, no entanto, possuem propriedades nutricionais que desmistificam qualquer polêmica. Elas são fontes incontáveis de proteínas, essenciais para a síntese muscular e para aumentar a nossa força, disposição e energia. Seu consumo regular está associado à sensação de bem-estar, a diminuição das variações de humor, no controle de compulsões alimentares e na prevenção de doenças como, por exemplo, o diabetes.

Mais benefícios - Rica em mioglobina, substância encontrada nos músculos, a carne vermelha atua no transporte de oxigênio para as células, mantendo nosso corpo saudável e permitindo e favorecendo as pessoas que praticam exercícios intensos. Também é possível encontrar no alimento minerais como ferro e zinco, que atuam na prevenção da anemia e fortalecem o sistema imunológico, deixando nosso corpo livre de enfermidades.

*Sheila Basso (CRN 21.557) é especialista em nutrição clínica e em obesidade, emagrecimento e saúde pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A profissional disponibiliza sua página no Facebook para contato: Benvenutri

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